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Nubank diz que sumiço de dinheiro das contas de clientes é culpa da Caixa. Caixa nega

Na noite da última terça-feira (7), muitos clientes do Nubank foram pegos de surpresa com o misterioso sumiço de R$ 600,00 de suas contas. Após muita especulação e reclamações nas redes sociais, a fintech se pronunciou e deu sua explicação sobre o ocorrido. De lá pra cá, vários clientes já foram devidamente ressarcidos, mas o motivo do erro ainda não foi totalmente esclarecido; afinal a Caixa enviou ao Seu Crédito Digital uma nota oficial que contraria a alegação do Nubank sobre o ocorrido. Sendo assim, confira nessa matéria as explicações das duas empresas para o sumiço de dinheiro das contas de clientes do Nubank.

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Explicação do Nubank sobre o sumiço de dinheiro das contas de clientes

Na madrugada logo após o sumiço de dinheiro das contas de clientes do Nubank, a fintech enviou ao Seu Crédito Digital um comunicado explicando a falha. De acordo com o Nubank, o erro teria ocorrido devido a dados inconsistentes enviados pela Caixa. Leia a nota oficial da Caixa:

“São Paulo, 8 de Julho de 2020 – Valores estornados a pedido da CEF já estão de volta ao Nubank. 

Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF.

Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.

O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”

Explicação da Caixa

Posteriormente, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Caixa, que havia sido citada na nota do Nubank. Contudo, como você pode ler na nota abaixo, a Caixa não confirmou as alegações do Nubank. Conforme a Caixa, não foi identificada nenhuma falha nos sistemas internos do banco.

“A CAIXA informa que, acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do CAIXA Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco.

Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da CAIXA.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da CAIXA”

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Imagem destacada: casadaphoto / Shutterstock.com

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