Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank diz que sumiço de dinheiro das contas de clientes é culpa da Caixa. Caixa nega

Na noite da última terça-feira (7), muitos clientes do Nubank foram pegos de surpresa com o misterioso sumiço de R$ 600,00 de suas contas. Após muita especulação e reclamações nas redes sociais, a fintech se pronunciou e deu sua explicação sobre o ocorrido. De lá pra cá, vários clientes já foram devidamente ressarcidos, mas o motivo do erro ainda não foi totalmente esclarecido; afinal a Caixa enviou ao Seu Crédito Digital uma nota oficial que contraria a alegação do Nubank sobre o ocorrido. Sendo assim, confira nessa matéria as explicações das duas empresas para o sumiço de dinheiro das contas de clientes do Nubank.

É provável que você também goste:

Será que é seguro transferir o dinheiro do FGTS e Auxílio Emergencial para o Nubank ou PicPay?

Como saber se uma ação da Bolsa de Valores está barata ou cara?

Banco Inter alcança 6 milhões de correntistas em sua conta digital

Explicação do Nubank sobre o sumiço de dinheiro das contas de clientes

Na madrugada logo após o sumiço de dinheiro das contas de clientes do Nubank, a fintech enviou ao Seu Crédito Digital um comunicado explicando a falha. De acordo com o Nubank, o erro teria ocorrido devido a dados inconsistentes enviados pela Caixa. Leia a nota oficial da Caixa:

“São Paulo, 8 de Julho de 2020 – Valores estornados a pedido da CEF já estão de volta ao Nubank. 

Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF.

Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.

O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”

Explicação da Caixa

Posteriormente, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Caixa, que havia sido citada na nota do Nubank. Contudo, como você pode ler na nota abaixo, a Caixa não confirmou as alegações do Nubank. Conforme a Caixa, não foi identificada nenhuma falha nos sistemas internos do banco.

“A CAIXA informa que, acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do CAIXA Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco.

Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da CAIXA.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da CAIXA”

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: casadaphoto / Shutterstock.com