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Surpresa! As fintechs com mais reclamações no BC não são as que você imagina!

Descubra as fintechs líderes em reclamações pelo Banco Central, desafiando preconcepções e evidenciando desafios inesperados.

O cenário das fintechs é marcado por um aumento nas reclamações, revelado pelo Banco Central. Nesse sentido, liderando a lista de empresas mais contestadas estão o PagBank, C6 Bank e Neon. Essas queixas abrangem desde questões relacionadas a cartões de crédito até problemas de cobrança, destacando desafios enfrentados pelo setor no fornecimento de serviços financeiros mais acessíveis e convenientes.

O ranking evidencia a importância de aprimorar a qualidade do atendimento e dos processos operacionais para garantir a satisfação do crescente público que busca soluções inovadoras no setor financeiro.

O segundo lugar: PagBank

Pessoa segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo PagBank
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

O segundo lugar no ranking das 15 instituições com mais reclamações é ocupado pelo PagBank, com um índice de 20,35. Esse valor é determinado pelo número de reclamações procedentes dividido pelo número total de clientes do banco. Nesse sentido, ao todo, o PagBank recebeu 633 reclamações válidas no quarto trimestre de 2023.

A maioria delas (241) estava relacionada a irregularidades na conta de pagamento. Além disso, houve queixas sobre o bloqueio de valores (68) e a restrição à portabilidade nas operações de crédito consignado (64).

Ademais, o C6 Bank ocupa o quinto lugar no ranking, com um índice de reclamação de 15,23 e 432 queixas válidas. A maioria das reclamações (92) foi sobre irregularidades nos serviços e operações relacionadas a cartões de crédito, como cobrança indevida, compras não reconhecidas e cobranças em duplicidade.

Neon e outras fintechs

Uma das Fintechs é a Neon, que ocupa o oitavo lugar na lista, com um índice de reclamação de 11,06 e 245 queixas confirmadas pelo Banco Central. Dessa forma, as queixas principais foram irregularidades nas contas de pagamento pré-pagas (58) e pós-pagas (53).

Esses problemas podem incluir, por exemplo, débitos não autorizados e compras não reconhecidas no cartão de crédito. Já o conglomerado do Original, que inclui o PicPay, aparece em nono lugar, com um índice de 10,22 e 542 queixas válidas. As principais reclamações incluíram irregularidades na conta pré-paga (104) e problemas com o Pix (56).

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A lista também inclui o Nubank, em 11º lugar, o Mercado Pago, na 14ª posição, e a Ame Digital, em 15º. No caso do Nubank e do Mercado Pago, as principais reclamações foram relacionadas a problemas nas contas. Por fim, na Ame Digital, a maioria das queixas foi por abertura de conta sem documentação adequada ou com documentação falsa (60).

imagem: Jirsak / Shutterstock.com