Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Taxa Selic atinge o maior nível dos últimos 6 anos

Como já era esperado, a taxa Selic aumentou novamente, sendo este o 11º consecutivo, mas sem planos de ser o último. Confira!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Mais uma vez, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa Selic. Na quarta-feira (15), a taxa básica de juros foi de 12,75% para 13,25% ao ano.

O Banco Central vem elevando os juros desde março de 2021 para tentar conter a inflação. O avanço da Selic é o 11º consecutivo, sendo o maior nível dos últimos 6 anos e ficando atrás apenas da taxa de 2016, quando estava a 13,75% ao ano.

Futuro da Selic

O cenário de alta não deve acabar por agora. No comunicado divulgado na quarta-feira, o Copom diz prever um novo avanço da Selic na próxima reunião, marcada para o início de agosto. O comitê reforçou ainda que o aumento será “de igual ou menor magnitude”.

O aumento que ocorreu nesta quarta já era esperado no mercado, já que na reunião anterior do Copom, o Comitê também tinha sinalizado um novo aumento.

Motivos para o aumento da Selic

Em comunicado, o Copom diz que a inflação aos consumidores “seguiu surpreendendo negativamente”, tanto em aspectos mais passageiros quanto em condições mais permanentes. Como principais fatores de risco para a persistência da inflação, o Copom cita:

  • as “pressões globais” de alta de preços, motivadas por revisões negativas de projeções de crescimento no mundo;
  • a “incerteza” por parte dos investidores em relação ao respeito, pelo governo brasileiro, das regras fiscais do país.

O Copom diz considerar apropriado que o ciclo de alta “continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista”, ou seja, que a Selic continue subindo.

O objetivo da alta no juro é tentar conter o aumento da inflação. O IPCA, a inflação oficial do país, ficou em 0,47% em maio, com desaceleração na comparação com o mês anterior. Mesmo assim, acumulou um aumento de 12,03% em doze meses.

Sabia que a taxa Selic impacta nos investimentos, empréstimos e até no limite do cartão? Confira mais sobre o assunto aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com