Taxa Selic

Obviamente que você já deve ter ouvido falar sobre a taxa Selic. Ela é uma taxa extremamente importante e muito presente na economia do país. Nos programas jornalísticos ela está sempre presente com notícias sobre a alta e queda da taxa. Ela tem um papel crucial na economia e ela pode impactar muito a inflação e o consumo do país. Mas o que a taxa Selic interfere em sua vida?

O que é a taxa Selic?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é utilizado no mercado bancário nacional e internacional. A taxa Selic serve para monitorar e controlar a inflação, ela também controla a emissão, compra e a venda de títulos. Ela é um modelo para o custo do crédito no país. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Além disso, ela tem o papel de também para o financiamento de operações com duração de um dia, ou overnight, a garantia são os títulos públicos.

Leia também:

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Entenda por que você deve abrir uma conta digital.

Selic, Inflação e Investimentos

Taxa Selic

Quando a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros fazendo com que o custo do crédito suba e a população diminua o consumo para que, com isso, a inflação seja controlada. No entanto, quando a taxa cai, o efeito é ao contrário, o consumo é incentivado com mais facilitação ao crédito. Ou seja, se a taxa está alta, o dinheiro em circulação diminui e, consequentemente, as pessoas compram menos e a quantidade de produtos disponíveis no mercado aumenta. Obviamente que as empresa precisam se livrar das mercadorias, por isso elas diminuem os preços e o consumo volta a aumentar novamente.

A taxa Selic também controla os investimentos como caderneta de poupança, CDB, LCI, LCA e LC. Até porque os investidores de títulos brasileiros ganham através dos juros altos. E isso faz com que entre mais dinheiro no Brasil, fazendo com que a moeda circule mais. A definição do valor da Selic é feita por um comitê de diretores do Banco Central. Eles se reúnem oito vezes ano ano. Na reunião, que tem o nome de Copom, é avaliada a situação econômica atual do país e se define a taxa a partir disso.

Como a Selic afeta a nossa vida?

Taxa Selic

Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas é como ela afeta a vida delas. E saiba que ela afeta e muito o nosso consumo. Ela está relacionada a todo o cidadão que faz alguma compra no país.

É com base na taxa Selic que se define a taxa de juros da poupança, de cartão de crédito, cheques especiais e crediários. Os bancos calculam a quantidade de juros em um empréstimo através dela. Por exemplo, se a Selic estiver baixa, o melhor a fazer é pegar um empréstimo ou então fazer compras a prazo.

No entanto, se o Banco Central resolve reduzir a Selic, essa queda poderá demorar a chegar ao consumidor. Até porque os bancos cobram, em forma de juros, os impostos (IOF), os custos envolvidos, a inadimplência e o lucro.

Outra interferência da Selic, como salientamos anteriormente, é nos investimentos. Isso porque o investidor que aloca o seu dinheiro em fundos CDI, sofrerá a influência devido ao fato de que a maioria desses fundos seguem a rentabilidade da taxa Selic. Por isso que quando o Copom decide reduzir a taxa Selic, o rendimento irá diminuir em todo o investimento de renda fixa que se baseia no CDI, como a poupança, CDB, LCI, LCA e LC.

Conclusão

A Selic, sem dúvida, é um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro. Isso porque ela é uma referência para toda a economia do país. Sendo a taxa básica de juros da economia do Brasil para financiamento de operações diárias com títulos públicos federais como garantia. Para resumir: a Selic é a taxa básica de juros na qual o governo paga para o indivíduo que empresta dinheiro para ele.

Para você ver como ela é importante e impacta muito em nossas vidas. O que e quanto consumimos está intimamente ligada com a Selic. É importante estar sempre atento aos noticiários para tomarmos decisões de consumo ou de investimento no país.

Gostou do artigo? E quer se inteirar ainda mais sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs? Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe as nossas matérias em nosso site.

FonteEmpiricus

 

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook