Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Termina hoje (31) o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda

Quem não enviar a declaração do Imposto de Renda no prazo está sujeito a pagar multa.

0

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2021. Dessa forma, quem ainda não efetuou a sua declaração tem poucas horas para enviar o documento para a Receita Federal. O prazo final para enviar a declaração e não correr o risco de levar multa se encerra às 23h59 de hoje.

É provável que você goste também:

Falha no app do Nubank prejudica acesso de milhares de clientes

Reserva cria plano de assinatura de camisetas que dá 100% de cashback

Imposto de Renda: como saber se você caiu na malha fina do leão?

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda acaba hoje (31)

De acordo com a Receita Federal, estima-se que em 2021 sejam entregues um total de 32.619.749 declarações. Conforme o último balanço divulgado na última sexta-feira (28), 27.576.564 declarações tinham sido entregues. Em 2020, a Receita recebeu 31,98 milhões de declarações.

Os especialistas recomendam que os brasileiros entreguem a declaração no prazo, com as informações que tiver. Ou seja, mesmo que haja algum erro ou informação incompleta, é fundamental enviar a declaração do Imposto de Renda no prazo para não levar multa.

Vale ressaltar que o contribuinte pode corrigir a declaração enviada quantas vezes forem necessárias para não ter que pagar multa. Para retificar, basta reenviar a declaração do Imposto de Renda com os dados corretos. 

Além disso, deixar para fazer a declaração na última hora pode trazer dores de cabeça ao contribuinte. É dito isso, pois ele pode ser surpreendido com a sobrecarga do sistema da Receita Federal. Dessa forma, pode encontrar muitos problemas técnicos na hora de enviar a declaração. 

O que acontece se o contribuinte não declarar?

A multa mínima para quem não enviar a declaração do Imposto de Renda até hoje é de R$ 165,74. No entanto, o valor pode chegar a até 20% do imposto devido. 

Para quem tem imposto a pagar, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto a pagar. Além disso, é limitada a 20% do imposto devido. Já para quem não tem imposto a pagar, o valor da multa é de R$ 165,74.

Por fim, o CPF do contribuinte pode ficar irregular. Dessa forma ele pode ter dificuldade em conseguir empréstimos, tirar passaporte, conseguir certidão negativa para venda ou aluguel de imóveis, bem como não conseguir prestar concurso público. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...