Entenda as diferenças entre o Score do SPC e da Serasa

0

O Score de crédito é um assunto muito comentado e divulgado por nós do Seu Crédito Digital. Isso porque ele é um fator muito importante de acesso a crédito, sendo fundamental entender como funciona e quais são seus impactos para a análise de crédito. Entretanto, existem diversas questões que devem ser abordadas quando falamos de score de crédito: as diferenças de pontuação entre consumidores, que em alguns casos são significativas, e os diferentes tipos de score.

Neste texto, falaremos sobre as diferenças entre dois tipos de score: o Score de crédito do SPC e o score de crédito da Serasa. Ambos geralmente geram muitas dúvidas aos consumidores, uma vez que as pessoas não sabem a diferença real entre os dois serviços. É para isto que escrevemos este artigo, buscando ajudar você nessa distinção e explicar os melhores tipos de score para você!

É provável que você também goste:

6 estratégias minimalistas para economizar de verdade no cartão de crédito

Site da Serasa passa por reformulação e oferece 7 serviços grátis

Inclusão de nome sujo de inadimplente no SPC e Serasa pode ser proibida por lei

O que é e quais são os tipos de score de crédito

Primeiramente, é importante explicarmos para você o que é o score de crédito. Como o próprio nome em inglês já aponta, o score é uma pontuação de crédito utilizada pelas instituições financeiras para definir o perfil de cada consumidor. Assim, essas informações são analisadas antes de se fornecer qualquer tipo de crédito.

Em todos os tipos de score de crédito, esses pontos variam de 0 a 1000, e são calculados a partir de análise de alguns fatores. Entre eles, estão restrições em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, idade do consumidor, renda mensal e estado civil. Assim, a informação do seu score de crédito ajuda você a ter um controle maior da sua vida financeira.

Como descobrir seu score de crédito

Antes de sabermos os principais tipos de score de crédito, vamos explicar como você pode fazer essa consulta. De fato, a consulta ao seu score é gratuita e pode ser feita de forma simples. Basta um cadastro nos sites da Serasa Consumidor e do SPC Brasil. Além disso, também existem aplicativos, criados pelos órgãos de proteção ao crédito, que permitem fazer essa consulta.

Lembre-se que não existem cobranças para consultar os tipos de score de crédito e também não é possível aumentar seu score mediante pagamento. Para isso, é preciso tempo e uma série de boas práticas. À medida que seus comportamentos como consumidor melhoram, seu score também aumenta. Isso porque o score é dinâmico e leva em consideração os dados disponíveis na base de dados do SPC e Serasa no momento da consulta.

Entretanto, se você for um bom pagamento e estiver com uma conta atrasada, isso não é suficiente para refletir de imediato em seu score. Essa pontuação é considerada em um período maior de tempo. Ela realmente considera o seu comportamento, se é estável ou não, em relação a suas compras e pagamentos. No caso do Brasil, a pontuação dos tipos de score de crédito é dividida em três faixas:

  • 701 a 1.000 pontos: Baixo risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos: Médio risco de inadimplência;
  • 0 e 300 pontos: Alto risco de inadimplência.

Entenda as diferenças entre o Score do SPC e Serasa

Enfim, depois de você entender mais sobre os tipos de score de crédito, podemos falar sobre as diferenças entre dois deles: o score do SPC e o da Serasa. Ambos os serviços utilizam informações tanto de adimplência quanto de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas, buscando estruturar seu banco de dados. Sendo assim, como já explicamos, a pontuação do seu histórico financeiro pode ir de 0 a 1000, sendo representada desde baixo nível de risco (1000) até alto nível de risco (0). Ou seja, quando maior for o seu score, melhor.

Dessa forma, se você solicita um empréstimo, por exemplo, em uma determinada instituição financeira, ela tem o direito de utilizar o banco de dados do SPC ou Serasa antes de conceder o crédito. Fazendo, assim, a análise do seu perfil como consumidor. Com isso, a instituição tem acesso a todo seu histórico financeiro, conseguindo entender se você paga suas contas e dívidas corretamente, e o risco que poderia correr fazendo a concessão desse crédito.

A seguir, vamos falar individualmente sobre cada um dos tipos de crédito mais conhecidos, SPC e Serasa. Assim, fica mais fácil para você entender as particularidades de cada serviço.

Serasa Experian

O primeiro dos tipos de score de crédito é o do Serasa Score, oferecido pela empresa Serasa Experian, fundada em 1968. De forma geral, o Serasa Score realiza acordo com empresas de informações de todos os continentes, com o objetivo de disponibilizar informações de crédito para apoiar outras empresas.

Assim, em primeiro lugar, é importante destacar que o Serasa é o mais exigente dos órgãos de proteção ao crédito. Isso porque avalia as dívidas bancárias de acordo com a idade, residência, empresa, CPF e inadimplências, considerando muitos outros fatores além da falta de pagamento.

SPC

Por outro lado, o SPC é um órgão de proteção que representa um Sistema de Informações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). A partir disso, o SPC também se tornou um banco de informações de crédito tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.

Justamente por isso, o SPC é conhecido por ser uma empresa menos rígida quando comparado ao Serasa, por exemplo. Além disso, este que é o segundo dos tipos de score de crédito que trazemos aqui, considera as seguintes dívidas comerciais em sua análise: comportamento de pagamento do cliente, informações cadastrais e busca por crédito no mercado.

Qual o melhor dos tipos de score de crédito?

Por fim, podemos concluir que ambos os tipos de score de crédito são válidos e podem ser consultados por instituições e empresas antes de conceder crédito ou fechar negociações. Entretanto, é muito mais fácil que seu score de crédito pelo SPC seja maior ou que você possua mais facilidade em aumentar sua pontuação com ele. Isso diz respeito à forma como cada um dos tipos de score de crédito constrói seu banco de dados, servindo, cada um, para situações específicas.

Em geral, as empresas avaliam ambos os tipos de score de crédito, tanto SPC quanto Serasa, em busca de um padrão. Dessa forma, é comum que os dois scores sejam somados e divididos por dois, fazendo uma média das pontuações. Outra forma é avaliar o maior e o menor score, tomando uma decisão de acordo com o negócio.

Por isso, vale manter-se sempre atento a sua pontuação em ambos os tipos de score de crédito, buscando sempre ter a melhor pontuação em cada um deles e abrindo possibilidade de acesso mais fácil ao crédito. Para saber algumas ações que você pode tomar para aumentar seu score de crédito, seja no SPC ou na Serasa, clique aqui.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: garagestock, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar