Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores podem quitar atraso na casa própria com FGTS. Saiba como!

Inadimplentes com a casa própria podem usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 parcelas em atraso.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Desde o dia 2 de maio, quem está inadimplente com a casa própria já pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 parcelas em atraso. O Conselho Curador do FGTS autorizou essa medida no dia 20 de abril, com validade até 31 de dezembro.

Segundo o Conselho Curador, no momento 80 mil beneficiários de financiamentos residenciais possuem mais de três parcelas atrasadas, sendo considerados casos de inadimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao FGTS.

A Caixa Econômica Federal, administradora do FGTS, atualizou as regras da regulamentação de contas do fundo. Os recursos do benefício agora serão sacados em uma única parcela e o valor será debitado para negociar as que estão em atraso. 

Como solicitar o benefício 

Quem for trabalhador, e estiver interessado em quitar prestações não pagas, deve primeiro procurar o banco onde foi realizado o financiamento habitacional. O solicitante precisa assinar um documento para autorizar a movimentação da conta, que está vinculada ao FGTS. Assim, pode ser feito o abate de até 80% do valor, limitado a 12 prestações em atraso. 

O procedimento vale apenas para imóveis que custam até R$ 1,5 milhões, podendo ter restrições. Entre elas, quem utilizou o valor de alguma conta do FGTS para diminuir o saldo devedor e o número de prestações, não poderá usá-lo para quitar as parcelas não pagas antes do final desse intervalo. 

Critérios para o saque:

  • O trabalhador precisa ter contribuído para o FGTS por pelo menos três anos.
  • Não pode ter outro imóvel no município ou região onde mora ou trabalha. 
  • Não deve ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem:  terng99 / Shutterstock.com