Atraso no pagamento do BEm: O que você pode fazer?
Saiba o que fazer se atrasar o pagamento do BEm
Da mesma forma que o Auxílio Emergencial, existem diferentes medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal para reduzir o impacto financeiro da crise da pandemia do novo coronavírus. Uma dessas medidas foi a redução da jornada de trabalho, e o estabelecimento do BEm – Benefício Emergencial, voltado para trabalhadores.
Dessa forma, desde que o procedimento foi autorizado, as empresas podem reduzir um percentual do salário de seus empregados, ou até mesmo fazer a suspensão do contrato de trabalho. O objetivo dessa medida é evitar demissões em massa. O governo se comprometeu a realizar o pagamento do BEm, benefício que compensa ao empregado parte dessa redução salarial. Entretanto, muita gente está reclamando do atraso no pagamento do BEm. O que fazer neste caso?
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Atraso no pagamento do BEm: O que você pode fazer?
Qual o valor do BEm?
O valor de cada uma das parcelas do BEm varia entre R$ 261,25 e R$ 1.813,03, para os trabalhadores que são do regime de contratação CLT. As parcelas são calculadas considerando o valor do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito se fosse demitido.
Desde que o BEm foi implementado, não são raros os casos de atrasos nos pagamentos. A DATAPREV é a responsável por processar os dados de quem solicitou o benefício, e ainda tenta solucionar atrasos até hoje no pagamento.
Já na primeira parcela do BEm, a data para o pagamento do benefício foi prorrogada umas três ou quatro vezes. Hoje, isso não é diferente, e muitos trabalhadores relatam atrasos, mesmo que os registros tenham sido feitos da forma correta.
O que fazer em casos de atraso do BEm?
Primeiramente, cabe ressaltar que os bancos responsáveis pelo pagamento do BEm, são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Por esse motivo, você precisa saber qual destes bancos é o responsável pelo seu pagamento, mesmo que você receba em uma conta de outro banco. Isso é possível também.
Para saber qual é o banco responsável, entre na página de consulta do Banco do Brasil e informe seus dados: CPF, data de nascimento e CNPJ da sua empresa. Ao consultar, vai aparecer uma página com a data prevista para o pagamento e os dados da instituição financeira (caso seja BB o responsável).
Se o banco responsável for a Caixa Econômica Federal, vai aparecer que o dinheiro foi enviado à Caixa. Neste caso, ligue imediatamente para o número 0800 726 0207 (opção 1), para saber mais detalhes sobre o seu pagamento.
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Imagem: Brenda Rocha/shutterstock