Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferências inteligentes: novo recurso dos bancos vai facilitar o seu dia a dia

Descubra a nova modalidade de Open Finance que está transformando o setor financeiro com as transferências inteligentes!

Uma nova modalidade de Open Finance está ganhando destaque, prometendo transformar a maneira como lidamos com as finanças. Trata-se, portanto, das transferências inteligentes. Este novo recurso promete tornar as transações entre diferentes contas mais autônomas e eficientes.

Dessa forma, saiba mais informações sobre o que é essa nova modalidade, seus benefícios e como ela pode impactar a vida dos consumidores. Continue a leitura!

O que são as transferências inteligentes?

A imagem mostra uma pessoa utilizando o celular e notebook. Acima do celular há imagens de transferências
Imagem: MK photograp55 / shutterstock.com

As transferências inteligentes fazem parte da terceira fase de implementação do Open Finance, que foca na iniciação de pagamentos de maneira mais integrada entre diferentes instituições. Isso significa que o cliente poderá realizar movimentações e otimizações de saldo automaticamente entre contas de um mesmo titular em instituições diferentes, tudo isso graças ao Pix.

Por exemplo, se uma de suas contas estiver prestes a entrar no vermelho, outra conta sua em um banco diferente poderá cobri-la automaticamente. Logo, isso evita a incidência de juros. Definir limites de transferências e periodicidade são algumas das funcionalidades que o usuário pode esperar deste novo sistema.

Como funciona na prática?

Sendo assim, as transferências inteligentes conseguirão programar pagamentos e gerenciar seus recursos de forma mais eficiente, sem se preocupar em acessar múltiplos aplicativos ou portais de banco. Após ativar a funcionalidade na instituição de sua escolha, o cliente terá controle total para configurar como, quando e onde seu dinheiro deve se mover entre suas contas.

A adesão ao novo sistema requer o consentimento do cliente junto à instituição financeira. Importante frisar que os limites e regulações seguem os mesmos do Pix e do Open Finance, garantindo segurança e transparência nas operações.

Veja também:

INSS enfatiza que solicitação do salário-maternidade é gratuita e sem intermediários

Por fim, a possibilidade de fazer transferências automáticas entre diferentes contas promete não apenas conveniência mas também uma gestão financeira mais inteligente. Assim, não será mais preciso se preocupar com a cobrança de juros por conta de um saldo insuficiente ou ter que transferir manualmente o dinheiro entre contas para garantir a cobertura de determinada despesa.

Imagem: MK photograp55 / shutterstock.com