Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transportadores autônomos de cargas podem se tornar MEIs

Lei foi sancionada ainda em dezembro do ano passado

Para quem trabalha com transporte autônomo de cargas e deseja ter CNPJ, boa notícia! Agora esses trabalhadores já podem solicitar o cadastro de microempreendedor individual (MEI).

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei MEI Caminhoneiro no último dia do ano passado. Agora, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN n° 165, que regulamenta o MEI Transportador Autônomo de Cargas. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

MEI Caminhoneiro: confira as novas funções do Portal do Empreendedor

Transportadores autônomos de cargas podem se tornar MEI

Dessa forma, de acordo com o governo, a ideia da nova medida é promover o empreendedorismo no país, especialmente o destinado a aquelas pessoas que atuam com transporte de carga. Com a inclusão de mais essa categoria no sistema MEI, será mais simples e barato para caminhoneiros terem os direitos previstos na lei.

Além disso, com a inclusão no MEI, o caminhoneiro também passa a ter CNPJ. Isso permite tanto a emissão de notas fiscais quanto a possibilidade de beneficiários previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença e outros.

Segundo o governo, um dos motivos para a inclusão desta categoria é justamente a especificidade dos altos custos da atividade de transporte.

Por fim, atualmente existem cerca de 1,2 milhão de motoristas de caminhão autônomos informais no país. Com a formalização, haverá também um limite específico de receita bruta anual, de até R$ 251.600,00, ou, proporcionalmente, R$ 20.966,67 mensais, multiplicado pelo número de meses à partir da adesão.

Pra abrir um MEI, o cidadão deve acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações apontadas na página. O processo é gratuito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Nuad Contributor/shutterstock.com