Tutorial: Como fazer CPF pelo site da Receita Federal
Os brasileiros podem fazer a primeira via do CPF pela internet sem pagar nada, a partir do preenchimento de um pequeno formulário no site da Receita Federal. Confira o passo a passo!
É provável que você também goste:
Analistas dizem que o Banco Inter é como uma árvore que cresce e não dá frutos
Auxílio Emergencial: Como fazer CPF online e receber por e-mail
Como descobrir se o seu CPF foi usado para pedir o Auxílio Emergencial indevidamente
Como tirar CPF pelo site da Receita Federal
São diversas as ocasiões nas quais os brasileiros precisam falar seu número de CPF: cadastros, compras, recebimento de mercadorias e também para solicitar o auxílio emergencial. Por isso, o órgão responsável pela emissão do documento de CPF (cadastro de pessoa física), a Receita Federal, possibilita que as pessoas tirem a primeira via do CPF pela internet.
Mas para tirar o CPF pela internet é preciso cumprir alguns critérios:
- Ter entre 16 e 25 anos
- Ter título de eleitor em situação regular
Além disso, para quem já tem o CPF mas precisa regularizar a situação por pendências eleitorais, o processo está sendo facilitado. Afinal, por causa da pandemia do coronavírus os cartórios eleitorais não estão trabalhando.
Saiba mais: Auxílio emergencial: como regularizar o CPF pela internet na Receita Federal.
Passo a passo: como fazer CPF gratuito e online
O processo para tirar a primeira via do CPF online é gratuito. É preciso fornecer apenas alguns dados através do site da Receita Federal. Então confira abaixo o passo a passo completo:
1. Acesse o site da Receita Federal através do link http://receita.economia.gov.br/, ou clicando aqui.
2. Quando a página abrir, selecione ‘CPF’ como mostrado na figura.
3. Em ‘Serviços em Destaque’, selecione a opção ‘Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil’.
4. Selecione a opção ‘Pessoas de 16 a 25 anos que possuam Título de Eleitor regular’. Para isso clique em ‘Online’.
5. Preencha o formulário com os dados solicitados e clique em ‘Enviar’ no fim da página.
E se o cadastro pelo site não funcionar?
Quem encontrar problemas para finalizar o cadastro pelo site da Receita Federal, pode fazer atendimento por e-mail até o dia 29/05/2020, e enviar documentos anexados para análise.
Os documentos a serem anexados, conforme orientação no site da Receita Federal, são:
- Documento de identificação atualizado digitalizado
- Título de eleitor (facultativo);
- Comprovante de endereço (facultativo, no entanto será necessário informar o endereço completo no email);
- Protocolo de atendimento fornecido pelo Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet, se possuir; e
- Foto de rosto (selfie) segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.
Observação: a selfie com o documento não deve ser o da criança, e sim do responsável.
Para qual endereço de e-mail enviar os documentos?
Existem 10 Regiões Fiscais no Brasil, e para cada uma delas há um e-mail corporativo diferente. Confira abaixo a relação por estado:
- 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) [email protected]
- 2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) [email protected]
- 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) [email protected]
- 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) [email protected]
- 5ª Região Fiscal (BA e SE) [email protected]
- 6ª Região Fiscal (MG) [email protected]
- 7ª Região Fiscal (ES e RJ) [email protected]
- 8ª Região Fiscal (SP) [email protected]
- 9ª Região Fiscal (PR e SC) [email protected]
- 10ª Região Fiscal (RS) [email protected]
Pronto! Você aprendeu em poucos passos como tirar CPF no site da Receita Federal. Agora já é possível ter o documento em poucos cliques.
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Imagem: rafapress/shutterstock.