A divulgação mais aguardada desde antes do resultado da eleição finalmente aconteceu. Na manhã desta sexta, Lula confirmou Fernando Haddad como Ministro da Fazenda do próximo governo. Haddad é uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores e um candidato natural à sucessão de Lula nas eleições de 2026.
Urgente: Lula confirma Haddad como Ministro da Fazenda
Uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, ex-prefeito de São Paulo, assume um dos ministérios mais aguardados
A candidatura de Haddad teve mais apoio partidário do que aqueles que defenderam que o ex-prefeito de São Paulo (2013-2016) e ex-ministro da Educação (2005-2012) fosse escolhido para outra pasta.
Eles argumentaram que a experiência de Haddad seria recompensada para o Ministério da Fazenda, pois ele estaria mais exposto à pressão e muitas vezes teria que dizer “não” a pedidos de colegas de Esplanada, parlamentares, empresários e setores da sociedade civil.
A indicação também demonstra o desejo de Lula de ter um nome próximo ao seu no comando na economia.
As reações negativas à uma possível ruína do mercado financeiro, a que o nome de Lula foi associado, não o dissuadiram de escolher como ministros os nomes que mais lhe agradem. Ele costuma dizer que sua principal preocupação é erradicar a pobreza extrema.
Estratégia do governo Lula com Haddad
No entanto, a estratégia promove a percepção de que a política econômica não será ao estilo superministerial de Paulo Guedes. A ideia é que o novo ministro esteja sob a orientação próxima do presidente, que também acomoda os compromissos de frente ampla que sustentam ele e não só o PT.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Com isso, o novo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que será separado da Fazenda, já está mais poderoso.
Haddad foi instruído a montar uma equipe de economistas para ocupar o primeiro e o segundo escalão do Ministério da Economia.
Imagem: Flickr Haddad Oficial
