Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uso do Cadastro Positivo pelas empresas aumenta durante crise do coronavírus

0

A pandemia de Covid-19 certamente está tornando a economia mais imprevisível, levando o mercado de crédito a temer taxas históricas de inadimplência. Sendo assim, a informação qualificada se torna uma aliada nas tomadas de decisões para os negócios e para o credor. Nesse cenário, o uso do Cadastro Positivo sem dúvida é uma grande vantagem para o mercado de crédito. Confira mais detalhes nessa matéria.

É provável que você também goste:

Brasil já tem 742 fintechs e startups de pagamento lideram o segmento

Nubank e PicPay pediram adesão ao PIX, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro

Como achar um Banco24Horas perto de casa e quais bancos são aceitos?

O que é o Cadastro Positivo?

Primeiramente, o Cadastro Positivo consiste em um banco de dados com informações de pagamento de consumidores e empresas. O uso do Cadastro Positivo amplia a exatidão na análise de concessões de crédito, reduzindo a probabilidade de inadimplência, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Uso do Cadastro Positivo pelas empresas aumenta durante a crise

Com o uso do Cadastro Positivo, mais de 20 milhões de novos consumidores, que hoje não são bancarizados, poderão ter acesso ao crédito, aumentando a quantidade de clientes potenciais para os negócios. A partir do aumento da procura por crédito e da inadimplência – que em abril cresceu 5,8% conforme dados da própria Boa Vista –, são imprescindíveis análises mais robustas para tornar as vendas a crédito mais seguras, ainda mais em um cenário de crise econômica ocasionado pelo novo coronavírus.

“Pelo que estamos observando junto aos nossos clientes, a atual crise está funcionando como um acelerador da adoção ao Cadastro Positivo. Este novo cenário está encurtando o tempo de utilização desses dados nos processos decisórios dos credores. São mudanças que elevarão e muito o poder de ‘identificação dos bons clientes’ e que não devem sofrer retrocesso”, afirma Dirceu Gardel, presidente da Boa Vista.

Pandemia não afetou a análise de dados

Ainda segundo o executivo, o processo de análise de dados não teve alteração em função da pandemia. Os scores (notas de crédito) continuam usando as mesmas informações anteriores à Covid-19. Além disso, as prorrogações do pagamento das dívidas oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, como medidas para ajudar os clientes, estão sendo refletidas na base de dados enviadas ao birôs, como é o caso da Boa Vista. Os scores positivos não estão, portanto, punindo ou melhorando os consumidores que aderem à prorrogação.

“Os credores que passam a utilizar os scores positivos da Boa Vista nesse contexto de aumento de inadimplência estão sendo mais certeiros na concessão de crédito. Atualmente, já são mais de cinco mil empresas que concedem crédito para pessoas físicas e jurídicas usando o positivo, e quanto melhor a tomada de decisão funcionar agora, menos problemas de inadimplência essas empresas enfrentarão no futuro. Além é claro, de manterem suas vendas nesse momento crucial”, explica Gardel.

Boa Vista é precursora no uso do Cadastro Positivo

A Boa Vista, empresa que fornece informações com inteligência analítica para companhias e consumidores fazerem bons negócios, acompanha as discussões do Cadastro Positivo desde o início. É uma de suas precursoras e participou ativamente da criação e de sua implementação, inclusive da nova lei que entrou em vigor o ano passado.

Além do Cadastro Positivo, a Boa Vista possui o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), banco de dados de mais de 60 anos com informações de débitos de empresas e consumidores. Com base nas informações desses dois bancos de dados são realizadas cerca de 15 milhões de consultas por dia. Por sua vez, todos esses dados são transformados em orientações para a tomada de decisão do credor. A partir do conhecimento do comportamento de pagamento de empresas e consumidores, a Boa Vista ajuda os credores quando precisam tomar uma decisão creditícia, dando aos mesmos uma visão completa do comprometimento e histórico dos seus clientes.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...