Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Será que vale a pena pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

Confira as vantagens e desvantagens de se pagar o valor mínimo da fatura.

0

Você já ouviu falar em pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito? Essa é uma medida que possibilita dividir o valor da dívida em parcelas mensais menores. Dessa forma, a pessoa pode manter suas contas em dia. Entretanto, quem paga apenas o mínimo da fatura, tem que arcar com juros, que podem deixar a fatura com valor muito superior ao que era. 

É provável que você goste também

Como enviar link de pagamento pelo WhatsApp (Nubank, PagBank e PicPay)

Pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito fará você entrar no SPC e Serasa

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito? Vale a pena?

Será que vale a pena pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

Pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito pode ser fantasioso. Fazer esse procedimento, é como retardar a chegada de um problema, criando assim, outro bem maior.

O pagamento do valor mínimo refere-se ao valor necessário que precisa ser pago em cada fatura. Dessa forma, o saldo do cartão de crédito fica disponível para compra. 

Pagar o valor mínimo da fatura não significa terminar a dívida, afinal a mesma permanece e taxas de juros são cobradas sobre o valor em aberto. O restante dos juros acumula e, quanto mais parcelas, maior a dívida para quitar. 

Dessa forma, caso não seja possível pagar toda a fatura, recomenda-se pagar o máximo possível da dívida. Assim, tanto o tempo para quitá-la, quanto os juros, serão menores.

No entanto, é importante frisar que pagar mais que o mínimo do valor da fatura não exclui juros. Ou seja, exceto no caso de pagamento integral da dívida, o valor em aberto vai ter juros.

Vantagens e desvantagens de pagar o valor mínimo

Pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito pode ser bom para quem tem problemas financeiros que o impedem de pagar a dívida toda. Dessa forma, confira as vantagens e desvantagens para quem paga o valor mínimo.

Vantagens

  1. O pagamento mínimo não equivale a uma pontuação ruim no histórico de crédito;
  2. Além disso, o banco vai saber que você consegue, pelo menos, pagar o valor mínimo;
  3. Por fim, pode ser um alívio no bolso, caso você esteja passando por problemas financeiros.

Desvantagens

  1. Apenas uma parcela mínima do saldo da dívida é paga;
  2. Acumulam-se juros;
  3. Quanto mais se prolonga a dívida, mais juros caem sobre ela;
  4. Uma dívida muito grande pode se acumular e colocar em risco sua saúde financeira, trazendo sérios prejuízos.

Dessa forma, é importante avaliar se realmente não há como pagar a fatura integral. Deve-se pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito somente se você realmente não tiver outra alternativa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Pormezz / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...