Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a receber dos bancos: como consultar pelo CPF na 2ª fase?

A segunda fase do sistema Valores a Receber vai acontecer em breve? Confira mais sobre o serviço e como fazer a consulta no sistema.

Você já ouviu falar sobre o Valores a Receber, do Banco Central? Trata-se de um serviço que permite consultar se o usuário possui dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira. E, caso tenha, o sistema dá instruções para que você possa resgatar o valor.

De acordo com o Banco Central, uma segunda fase para consulta aos Valores a Receber ocorreria em 2022. Entretanto, o ano já está no fim e ainda não há data definida para a próxima liberação. Por isso, muitas pessoas estão na dúvida de quando poderão retirar os valores esquecidos.

Então, para saber mais sobre a segunda fase do Valores a Receber do Banco Central e como fazer a consulta via CPF, confira o texto completo a seguir.

Valores a receber dos bancos: quando será a 2ª fase?

Na primeira fase da consulta aos valores esquecidos pelo sistema do Banco Central, os bancos devolveram cerca de R$ 4 bilhões a pessoas físicas e jurídicas. Para essa segunda etapa, a estimativa é bem similar. Espera-se a liberação de pelo menos R$ 4,1 bilhões a milhares de brasileiros.

De acordo com nota oficial do Banco Central, o Valores a Receber vai incorporar novos dados a partir de janeiro de 2023. Isso significa que a segunda fase de consultas deve ser liberada depois disso. Porém, como explicamos, o BC ainda não divulgou uma data oficial, e os brasileiros seguem, por enquanto, sem saber quando será a nova fase do serviço.

Consulta ao sistema usando o seu CPF

E como fazer a consulta? Basicamente, você deve esperar o anúncio da próxima fase, acessar a página do BC e seguir o passo a passo indicado para acessar o sistema com o CPF. Mas cuidado: o único site para consulta e solicitação dos valores a receber é o site oficial. Portanto, esteja atento para não cair em golpes.

Vale dizer que algumas mudanças aconteceram na plataforma Valores a Receber desde a primeira fase. A principal delas é que, desta vez, você não precisará agendar para conseguir sacar os valores. Todo o processo será feito em uma única etapa.

Além disso, quem não tinha valores a receber na primeira consulta deve consultar o sistema novamente. Isso porque algumas informações serão atualizadas, assim como novos recursos poderão surgir. Ou seja: é possível que mais contas bancárias, em diferentes instituições, sejam encontradas. Assim, você poderá retirar o seu dinheiro esquecido.

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com