Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de Lei prevê aumento do salário mínimo para acima da inflação

Projeto de Lei prevê aumento do salário mínimo para acima da inflação. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal está com dois projetos que tratam sobre as regras para valorização e a manutenção de compra do salário mínimo. A próxima reunião da comissão já está marcada para terça-feira (18), às 10 horas.

É provável que você também goste:

Como contratar um empréstimo da Caixa sem consulta ao SPC e Serasa?

INSS terá 90 dias para adotar medidas que garantam prazo para a análise de pedidos de benefícios.

Brasileiros agora poderão comprar carros sem tarifas do Paraguai.

Projeto de Lei prevê valorização do salário mínimo acima da inflação

Um dos textos altera os critérios previstos para os reajustes anuais do salário mínim.,Já o outro garante a valorização mínima de 6% acima da inflação por, no mínimo, dez anos.

O Projeto de Lei do Senado (PL 2618/19), que é do senador Irajá (PSDB-TO) determina a valorização real do salário mínimo mesmo em que haja cenários de crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB). Até então, a lei que trata da política de reajustes estabelece que a preservação do poder de compra do salário mínimo corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em contrapartida, o ganho real equivale à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) observada no segundo ano anterior ao do ano da data do reajuste.

Embora o texto mantenha esses critérios, ele assegura que nos dez primeiros anos de vigência, haja uma valorização de, no mínimo 6%. Se for inferior, 6% será o percentual usado no reajuste.

No relatório, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirma que a regra, no entanto, pode prejudicar o país num momento de recessão. O relator, portanto, sugere a retirada do texto da garantia de aumento real de pelo menos 6%.

Já o segundo projeto, o (PL 3137/2019), do senador Eduardo Braga (MDB-AM), estabelece como índice de reajuste, até 2023, a inflação futura projetada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vez do INPC. O texto, portanto, prevê a variação positiva do PIB per capita dos 24 meses que antecedem o reajuste. Além disso, a regra também valeria para benefícios pagos pelo INSS. O voto do relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO) é favorável ao texto.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.