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Open banking e a personalização da experiência bancária: quem sai ganhando com isso?

O open banking promete ser uma revolução no mercado, possibilitando inclusive a personalização da experiência bancária.

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Nos últimos anos, o setor bancário tem passado por uma grande transformação, muito bem representada pelo lançamento do PIX no final de 2020 e suas atualizações posteriores. Isso tudo sem dúvida mostra um esforço do Banco Central (BC) para promover a competitividade do sistema financeiro. Nesse contexto, surge o open banking, que promete ser uma revolução no mercado, possibilitando inclusive a personalização da experiência bancária.

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open banking foi implantado em 2018 no Reino Unido e traz um conjunto de regras sobre o uso e o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre as instituições financeiras pela integração dos seus sistemas. Essa partilha das informações precisa do consentimento dos usuários e pode ser solicitada por qualquer cliente que deseje levá-las de uma instituição a outra.

Sendo essa uma iniciativa que promove a concorrência, os bancos precisam agora se mostrar mais eficientes, oferecendo novos produtos e mais vantagens a seus clientes.

Com o Open Banking, o poder está nas mãos do cliente

O princípio de que os dados relativos ao cliente são dele, e não da instituição com a qual ele se relaciona, proporciona mais liberdade na hora de fechar um negócio, como pedir um financiamento ou um empréstimo. Afinal, basta pedir que seu banco compartilhe suas informações com outras instituições financeiras para escolher a melhor proposta.

Além disso, democratiza-se o uso do sistema financeiro, que passa a ter centralidade no usuário, vindo daí a ideia de uma experiência bancária personalizada, em que é possível montar sua cartela de serviços em diferentes instituições, por exemplo, mantendo sem grande dificuldade sua conta em um banco, cartão de crédito em uma fintech e investimentos em corretoras diversas.

Das tarifas aos apps de mensagens, bancos precisarão inovar

Fica claro que um grande diferencial das instituições, fora a questão de juros e taxas cobrados, será sua capacidade de proporcionar uma boa experiência do cliente. Assim, a partir de 15 de julho deste ano, bancos e instituições de pagamento precisarão mesmo inovar, já sendo possível até mesmo iniciar uma transação financeira por meio do WhatsApp. Mais à frente, à medida que essa política se consolida, cada vez mais novos serviços serão oferecidos.

Ao admitir que o serviço precisará entregar mais para as pessoas, os participantes do sistema financeiro precisarão passar a entender mais profundamente os usuários e os dados que eles geram, a fim de lhes entregar o que precisam, na hora em que precisam e por um custo mais baixo que a concorrência ou com qualidade superior de serviço.

Com tudo isso, temos um novo cenário em que o cliente é o centro, e em que o modelo antigo de banco tende a desaparecer, pois não tem como “prender” os usuários por ter a posse de seus dados. Assim, novos agentes, capazes de oferecer um bom serviço como parte de uma experiência agradável e que encanta o consumidor, podem sair ganhando. Cabe agora a todos se adequarem a essa realidade em que, no fim das contas, quem leva a melhor é o cliente.

Sobre a FCamara

A FCamara é especializada na criação de soluções customizadas e escaláveis para desenvolvimento de aplicativos, plataformas e integrações, com expertise no ramo há mais de 12 anos. Atua na transformação cultural, digital e cognitiva, impactando positivamente todos os setores de uma empresa. Atualmente, conta com um time de 600 colaboradores.

Autor: Orlando Ovigli, sócio e vice-presidente de Omnicommerce na FCamara.

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Imagem: fizkes / Shutterstock.com

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