Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como funciona o PIX Saque e o PIX Troco na CAIXA

É cliente da Caixa Econômica, mas ainda não sabe usar o Pix saque e Pix troco? Confira o passo a passo e entenda como funciona!

A Caixa Econômica Federal (CEF) oferece duas modalidades no uso do Pix. Portanto, caso você utilize, pode fazer Pix Saque e Pix Troco. Com essas opções, é possível ter uma experiência mais completa.

Isso porque, na prática, é possível retirar dinheiro diretamente da conta através do Pix Saque. Por outro lado, o Pix Troco permite a combinação de compra e saque numa única transação. Saiba mais!

Como funciona o Pix Saque?

Mão segurando celular com Internet Banking da Caixa aberto.

Imagem: JERO SenneG/shutterstock.com

No Pix Saque, você consegue retirar dinheiro de sua conta enviando um Pix para um agente de saque local. Esse agente, por sua vez, pode ser uma Lotérica da Caixa Econômica ou um estabelecimento comercial. 

Além dessas opções, ainda há como ser um correspondente bancário ou até mesmo um caixa eletrônico (ATM). O processo é simples, pois basta que você aponte a câmera do celular para o QR Code gerado pelo agente escolhido. 

Veja também:

Saiba o que fazer quando ultrapassar o limite de faturamento do MEI

Para concluir a operação, basta confirmar as informações em seguida. O último passo é autorizar o envio do Pix. Sendo assim, você vai, imediatamente, receber o valor solicitado em espécie.

Como funciona o Pix Troco?

Já o Pix Troco oferece a conveniência de realizar uma compra e um saque numa única transação Pix. Você consegue fazer o pagamento de sua compra e, ao mesmo tempo, solicitar um saque adicional. 

O procedimento para enviar o Pix e receber o valor em espécie é o mesmo do Pix Saque. Veja, agora, um passo a passo com mais detalhes sobre essas operações:

Passo a passo

  • Acesse sua conta digital da instituição federal. Neste caso, pode ser o Caixa Tem (Android e iOS) ou o app Caixa (Android e iOS);
  • Em seguida, clique em “Enviar Pix”, “Pagar / Transferir / Sacar” se estiver usando o aplicativo Caixa ou “Enviar e Sacar” se estiver no Caixa Tem;
  • Por fim, clique em “Utilizar QR Code”, aponte a câmera do celular, verifique os valores e confirme a transação com a senha do aplicativo.

Limites, horários e cobranças

Os limites máximos para essas transações são definidos pelo Banco Central. R$ 2 mil são liberados no período das 06h às 19:59h e R$ 1 mil entre 20h e 05:59h. Em caso de desistência da operação, você pode solicitar a devolução ao agente.

É importante ressaltar que o estabelecimento não tem permissão para cobrar tarifas pelo serviço. Por fim, qualquer cobrança é de responsabilidade do banco que detém a conta do, sendo permitida a partir do 9º saque do mês.

Imagem: JERO SenneG/shutterstock.com