Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como saber quanto você vai ganhar no 13º salário se está trabalhando há menos de 1 ano

Milhões de brasileiros aguardam o recebimento do 13º salário; saiba mais como calcular se você está trabalhando há menos de 1 ano.

Com a aproximação das festividades de fim de ano, uma grande expectativa paira no ar entre os trabalhadores: o recebimento do tão aguardado 13º salário. Esse benefício de caráter trabalhista se constitui como um importante incentivo disposto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Desse modo, todos os empregados com registro em carteira de trabalho têm essa gratificação.

As empresas pagam a primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro e sua quantia é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano vigente. Portanto, mesmo aqueles que estão trabalhando há menos de 1 ano têm o direito de receber o 13º salário. 

Como calcular o 13º salário trabalhando há menos de 1 ano

As regras estabelecidas na CLT estipulam que, para efeito do cálculo do décimo terceiro, o trabalhador precisa ter atuado por no mínimo quinze dias ao longo do ano. Dessa maneira, o empregado tem garantido o direito a 1/12 da remuneração correspondente a cada mês de trabalho. 

Veja também: LinkedIn está liberando nova função para ajudar a encontrar emprego; confira a novidade

Assim, se um trabalhador que recebe um salário mensal de R$ 5.000,00 permaneceu empregado ao longo de todo o ano de 2023, o valor total do seu salário extra será integral. No entanto, se o ele foi contratado em algum momento do ano ou trabalhou por apenas alguns meses, o cálculo será realizado de forma proporcional.

Mãos estendidas segurando notas de 50 e 100 reais
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Suponha-se agora que a mesma pessoa tenha trabalhado apenas por oito meses, o valor do seu décimo terceiro será equivalente a R$ 3.300,00. Para se chegar a esse valor, é necessário dividir o montante do salário mensal por 12 e, em seguida, multiplicar pelo número de meses trabalhados. 

Existe desconto na segunda parcela?

Vale ressaltar que a segunda parcela do 13º salário sofre descontos referentes ao Imposto de Renda e ao INSS, mesmo se o trabalhador estiver trabalhando há menos de 1 ano.

Ainda assim, as duas parcelas podem propiciar um rendimento extra capaz de permitir o pagamento de dívidas, a realização de compras natalinas ou até mesmo algum tipo de investimento.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com