Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Verduras mais caras: entenda o que está impulsionando os preços no hortifrúti

Descubra os motivos do aumento nos preços do hortifrúti e seu impacto econômico. Inflação, clima e exportações podem explicar a alta.

Fazer compras tem se tornado uma experiência cada vez mais desafiadora para os brasileiros, especialmente devido aos preços no setor de hortifrúti.

O aumento no custo de itens essenciais como batatas, cebolas e cenouras é notável e causa preocupação entre os consumidores.

Por que os preços de hortifrúti estão nas alturas?

Uma mulher passando um cartão em uma máquina no supermercado
Imagem: Viktoriia Hnatiuk / shutterstock.com

Relatórios recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a inflação de alimentos subiu 0,95% de janeiro para fevereiro.

Além do hortifrúti, itens como arroz e manga também sofreram aumentos significativos, com o arroz apresentando alta de 30,7% e a manga de 60% nos últimos 12 meses.

Impactos climáticos e exportações

A cenoura, recomendada por nutricionistas, registrou um aumento de 57% em seu preço. As mudanças climáticas, com excesso de chuvas e ondas de calor, afetam as safras, enquanto a demanda internacional elevada eleva os preços, como a exportação de mangas para os Estados Unidos e União Europeia.

Esses aumentos impactam diretamente o orçamento familiar, exigindo ajustes para acomodar os preços mais altos dos alimentos. Assim, a situação demanda uma reflexão sobre a relação entre as mudanças climáticas, as práticas agrícolas e a economia global, onde eventos em um país podem influenciar os preços de alimentos globalmente.

Soluções para o aumento dos preços das frutas e verduras

Embora não existam soluções simples ou imediatas, espera-se que alguns preços possam se estabilizar com a normalização das condições climáticas e ajustes nos mercados internacionais. Espera-se uma redução no preço da cenoura a partir de abril.

Contudo, ressalta-se a necessidade de estratégias sustentáveis de longo prazo para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e das dinâmicas de mercado.

Veja também:

Faculdade endividada é despejada e alunos podem ficar sem aula; saiba mais

Portanto, o aumento nos preços dos hortifrútis transcende o incômodo para os consumidores, refletindo desafios globais complexos e sublinhando a urgência por soluções sustentáveis que garantam segurança alimentar e estabilidade econômica no futuro.

Imagem: Viktoriia Hnatiuk / shutterstock.com