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Vivo cria fundo de R$ 320 milhões para investir em startups

A Vivo anunciou na segunda-feira (11) a criação da Vivo Ventures (VV), um fundo de R$ 320 milhões para investir em startups. O projeto é fruto da parceria com a Telefónica Open Innovation e planeja trazer incentivos para empresas na área da saúde, finanças, educação, entretenimento e marketplace.

O foco está em acelerar o crescimento do ambiente de negócios da operadora. Esse aporte milionário será investido ao longo de seus 5 primeiros anos em startups que trazem inovações para os segmentos relacionados ao setor de atuação da Vivo.

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Vivo adere aos fundos de investimento

De acordo com o comunicado ao mercado, a Vivo será titular de 98% do capital subscrito na Vivo Ventures, enquanto a Telefónica Open Innovation responderá pelos 2% restantes. Segundo o texto, o fundo de investimentos é também uma maneira de melhorar o serviço para os clientes da empresa:

“Por meio do VV, a companhia pretende fomentar a expansão de seu ecossistema digital mediante a criação de parcerias significativas com startups, contribuindo para complementar a proposta de valor oferecida a seus clientes através de serviços e produtos inovadores, com foco no propósito de digitalizar para aproximar”

Antes da Vivo Venture, os investimentos da empresa eram feitos por meio da Wayra, empresa que também tem a proposta de investir em negócios que despontam no mercado. Por meio dela, foram cerca de R$ 25 milhões investidos em uma década, possuindo 30 startups no portfólio.

Em entrevista ao Pipeline, Christian Gebara, presidente da Vivo destacou a principal diferença entre as duas iniciativas:

“Diferentemente do Vivo Ventures, esses foram investimentos pré-seed e seed, com tíquete médio de R$ 1,5 milhão. Agora podemos entrar em rodadas série A ou B de empresas que passaram por esse seed”

Segundo Gebara, a Vivo continuará com outras modalidades de investimentos e que a nova iniciativa é um complemento ao posicionamento digital da marca.

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Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com