Você precisa esquecer o Score de Crédito de uma vez por todas

0

Ficou surpreso com o título da matéria? Pois saiba que isso é uma verdade. Pode ser que você esteja se importando demais com o seu score de crédito, sendo que pode conseguir cartões de crédito, empréstimos e financiamentos mesmo sem ter uma pontuação muito boa nos birôs de crédito – SPC Brasil, Boa Vista e Serasa. Continue a leitura e confira.

É provável que você também goste:

C6 Bank está enviando e-mails com limites de Crédito Pré-Aprovados

Duas contas digitais com liquidez diária e remuneração maior que o Nubank

Trump ou Biden: Especialista avalia impacto da eleição nos EUA na economia brasileira

O que é score de crédito?

O score de crédito é um dos instrumentos utilizado pelas empresas, bancos e instituições financeiras como critério para medir o risco de inadimplência do consumidor. Ele é calculado individualmente, de acordo com os hábitos financeiros de cada consumidor.

Paralelamente a ele, as empresas costumam utilizar outros critérios, como o relacionamento com o mercado, a renda, e a capacidade de pagamento, por exemplo. Cabe ressaltar que as empresas possuem autonomia em decidir se concedem crédito ou não ao consumidor. Confira dicas para aumentar o Serasa Score.

Quais são as faixas de pontuação do score de crédito?

Basicamente, são três as faixas de pontuação do score de crédito utilizadas pelos birôs.

  • De 0 a 300 pontos: existe um alto risco de inadimplência;
  • De 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700: é onde existem os menores riscos de inadimplência.

Ter uma pontuação de score de crédito mais baixa, significa maiores chances de inadimplência para o mercado. Enquanto que uma pontuação alta, acima de 700 pontos, significa os menores riscos de inadimplência.

Quais são os birôs de crédito?

Atualmente, aqui no Brasil trabalham 4 birôs de crédito, que são instituições responsáveis pelo cadastro negativo, as famigeradas negativações no CPF, e pelo Cadastro Positivo, recebendo e alimentando uma base de dados dos consumidores, com a adimplência dos compromissos assumidos.

Dessa forma, SPC Brasil, Boa Vista, Quod e Serasa Experian são as instituições que possuem gigantescas bases de dados dos consumidores, e utilizam parâmetros específicos para calcular o score de crédito.

Inclusive, por se tratar de bases distintas e critérios diferenciados, a pontuação do score sempre varia de birô para birô. Leia este artigo e entenda isso.

Por que o Score da Serasa e da Boa Vista são diferentes?

Por que você precisa esquecer o score de crédito

Se você fizer uma breve pesquisa na internet, vai encontrar milhares de fórmulas mágicas para aumentar o score de crédito. A maioria delas, não passam de caça-cliques, ou venda de cursos que não alcançam o resultado desejado.

Primeiramente, é óbvio que o score de crédito atrapalha na hora de solicitar crédito no mercado. Se o sua nota de crédito estiver classificada em uma faixa de pontuação de baixa a média, a probabilidade das instituições financeiras liberarem crédito é muito pequena.

Para não prejudicar severamente o seu score de crédito, basta pagar as contas em dia e jamais deixar seu CPF ser negativado nos órgãos de restrição ao crédito. Entretanto, como trata-se de uma longa construção para melhorar o score de crédito, não adianta se desesperar, pois existem várias possibilidades de conseguir crédito mesmo se score não ajuda.

Por exemplo, se você construir um relacionamento com uma instituição financeira, é possível conseguir crédito sem depender tanto assim do score de crédito. Um exemplo disso, ocorreu com um dos inscritos do Canal Cartões de Crédito Alta Renda. Ele abriu uma conta no Banco Santander, e aos poucos conseguiu crédito mesmo negativado.

Eu também consegui 12 cartões de crédito com menos de 400 pontos no Serasa Score, construindo um relacionamento com as instituições financeiras.

Conclusão

Se você está com problemas em aumentar o score de crédito, que não sobe de jeito nenhum, saiba que ele não é determinante para conseguir crédito. Aposte em um relacionamento com um banco, que aos poucos você vai conseguir crédito, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Por fim, fica a dica de cuidar muito bem do seu CPF, não permita que ele seja negativado, pois neste caso pode demorar um longo tempo até recuperar o crédito na praça.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc.

Imagem: garagestock/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar