Por que o Score da Serasa e da Boa Vista são diferentes?

Muitos consumidores vão pesquisar o seu Score de crédito e se deparam com uma dúvida. Por que motivo o Score da Serasa e o da Boa Vista são diferentes? Por que temos uma pontuação distinta em cada birô de crédito? Como isso é possível? Tire as suas dúvidas aqui neste post.

Leia também:

Caixa faz empréstimo com liberação de dinheiro na hora e sem consulta ao SPC e Serasa.

Nubank e Santander Free estão dando cartões de crédito sem consulta ao SPC/Serasa pelo WhatsApp?

Saiba as vantagens do cartão de crédito Olé do Santander sem anuidade e sem consulta ao SPC e Serasa.

Por que o Score da Serasa e da Boa Vista são diferentes?

Primeiramente, cabe ressaltar que ambas são empresas distintas, mas são birôs de crédito autorizados para funcionarem pelo Banco Central do Brasil, da mesma forma que o SPC Brasil e a Quod. Cada uma delas faz o cálculo do Score de crédito de maneira diferente. Ambas possuem banco de dados gigantescos. Entretanto, o do Serasa é um pouco maior, com informações globais.

Serasa Experian

A Serasa Experian foi fundada em 1968 e é uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. A detentora da marca é a empresa Serasa S/A. A Serasa Experian atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.

A Serasa Experian considera alguns fatores como a idade, a inadimplência do CEP onde você entre outros fatores. Com isso, chega a uma pontuação específica e independente da Boa Vista Serviços.

Boa Vista

A base de dados da Boa Vista já possui mais de 60 anos de mercado, uma vez que foi incorporada desde a SCI, Equifax e Associação Comercial de São Paulo. O nome Boa Vista começou em 2010.

No cálculo do Score de crédito, a Boa Vista considera três fatores, que em resumo são: o seu comportamento de pagamentos, a sua procura por crédito no mercado e as suas informações cadastrais. Portanto, também chega a um número de Score final.

Score da Serasa vs Boa Vista Serviços

O cálculo do Score apresenta um resultado compreendido entre 0 e 1000. De acordo com o resultado do Score é possível conhecer o comportamento do grupo que tem perfil equivalente ao do consumidor consultado. Além disso, é possível prever a probabilidade futura de inadimplência. Com base nesses resultados e em outras diversas análises realizadas, é a empresa concedente de crédito quem decide pela concessão do crédito.

Entretanto, como são empresas distintas, e que trabalham com bancos de dados diferentes, é natural que os Scores apresentem pontuações completamente diferentes.

Confira algumas dicas para manter o seu Score com uma boa pontuação

  • É importante evitar efetuar consultas em excesso. Isso prejudica as pontuações do Score de ambas.
  • Mantenha o seu endereço atualizado. Isso pode ser visto como uma maior disponibilidade em ser encontrado, e portanto, que tem disposição em pagar as suas dívidas.
  • O Score não é a única opção em analisar o seu crédito.
  • Pague as contas em dia e o valor total das parcelas.
  • Mantenha o nome limpo.

Considerações finais

A pontuação sempre será diferente em ambas empresas – Serasa e Boa Vista Serviços. As empresas que irão conceder o crédito para você, consideram apenas uma pontuação de Score dependendo do convênio, mas são livres para utilizarem ambos os Scores, determinando um padrão para aprovarem a análise de crédito.

O Score de crédito serve apenas para auxílio na decisão para a concessão de crédito. Entretanto, o Score não é determinante na liberação de crédito, e dependerá também do seu relacionamento com determinada instituição, bem como com o mercado de crédito em geral.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Com informações da Serasa Experian e Boa Vista Vista

Imagem: TierneyMJ via shutterstock.com

Eduardo Mendeshttps://seucreditodigital.com.br/author/mendes/
Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Co-Fundador do site Seu Crédito Digital.
- Publicidade -

Mais Populares

Mudança obrigatória na gasolina deixará o combustível mais caro a partir de agosto

A gasolina ficará mais cara no Brasil a partir do dia 3 de agosto. Isso porque, a partir desse dia, a gasolina vendida no...

Cetelem cria solução 100% digital para gerar renda extra a autônomos, micro e pequenos empreendedores

Ferramenta para venda de empréstimos consignados contribui para o gerar renda extra a autônomos, micro e pequenos empreendedores. A Cetelem, especialista em soluções digitais de...

Após Banco do Brasil, Itaú esgota limite de crédito disponível para o Pronampe

O Itaú Unibanco informou que terminou de disponibilizar os R$ 3,7 bilhões de volume disponível para a linha de crédito do Programa Nacional de...

Projeto de Romário quer reduzir pela metade o valor das prestações do Minha Casa, Minha Vida

Atualmente, tramitam na Câmara e no Senado diversos projetos com o objetivo de ajudar os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida durante a pandemia....
- Publicidade -