Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Volume de investimentos no Brasil é o menor em 53 anos

País está com a taxa de investimento em relação ao PIB atrás do restante do mundo

0

Se o Brasil não começar a aumentar o volume de investimentos o quanto antes, o país poderá ter uma década perdida, com baixo ou nenhum crescimento econômico, fraca geração de empregos e desenvolvimento limitado. Isso é o que afirmaram economistas, em matéria realizada pelo Uol Economia. Dessa forma, o volume de investimentos atual do país seria o pior em 53 anos.

Além disso, de acordo com economistas, o país precisa voltar a atrair dinheiro do setor privado, local e estrangeiro. Especialmente neste momento, em que o governo está muito endividado e sem orçamento para investir em novos projetos. Com isso, o desafio seria convencer empresários e investidores brasileiros e estrangeiros que o país é seguro para investimentos.

É provável que você também goste:

Confira os bancos que oferecem contas em dólar no Brasil

Economistas dizem quais são as tendências para o dólar em março

Volume de investimentos no Brasil é o menor em 53 anos; entenda o cenário

Entretanto, para que a situação acima se desenrole, é preciso que o governo federal, ao lado do Congresso, toquem as reformas necessárias, como a tributária e a administrativa. Assim, é preciso definir também regras para setores como o de ferrovias e o de gás. Além disso, o crescimento da dívida precisa ser contido. Tudo isso para que o país apresente um cenário mais positivo para os investidores.

Importante dizer que o investimento é o que aumenta a capacidade de produção de um país. Ou seja, uma loja que abre um novo corredor, uma indústria que compra mais máquinas e passa a aumentar a produção, fazendas ampliam sua área de cultivo. Tudo é resultado do investimento para que esses negócios cresçam, gerem mais empregos e injetem dinheiro na economia.

Falta de confiança é principal motivo para queda

Desta forma, você pode estar se perguntando: afinal, o investimento no Brasil é mesmo baixo? E a resposta é sim. Exemplo disso é que o investimento no Brasil em relação ao tamanho do PIB chegou ao menor patamar desde 1968, segundo estudo do FGV Ibre. Além disso, hoje o país possui uma taxa de investimento em relação ao PIB que fica atrás do restante do mundo. Ou seja, o Brasil perde para a média mundial, para a média das economias emergentes e até para a média da América Latina e Caribe.

O principal motivo disso é que, para poder investir, empresários e outros investidores precisam ter confiança de que receberão aquele dinheiro de volta. Assim, o histórico do Brasil de inflação descontrolada, juros elevados e mudanças de políticas econômicas acaba manchando a imagem do país no mercado. E essas incertezas influenciam muito na hora de fazer investimentos.

Enfim, gostou da matéria sobre investimentos?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

imagem: Andrii Zastrozhnov / shutterstock.com

Comentários
Carregando...