Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

XP Investimentos pode criar um banco completo

3

XP Investimentos pode lançar um banco completo. A corretora está com planos ambiciosos para o futuro e poderá ter um banco completo. Além disso, pretende ter um total de R$ 1 trilhão sob custódia e negociar criptomoedas. O presidente do grupo XP, Guilherme Benchimol, afirmou, em um evento organizado pela plataforma, sobre os objetivos e desafios da companhia e descartou no médio prazo que a XP tenha seu controle vendido ao Itaú ou a outra companhia.

Leia também:

XP vai entrar nas criptomoedas com compra e venda de Bitcoin e Ethereum

 

“Não tem a menor possibilidade de a gente vender a companhia ou não continuar aqui por muitos e muitos anos”, afirmou.

Seja membro

A XP espera ter R$ 1 trilhão sob custória até 2010, sendo que pretende também acumular 10 mil assessores. Hoje, a companhia tem em torno de 3,7 mil profissionais. Para o presidente do grupo, o principal desafio é conseguir tirar os clientes dos bancos. Até porque, segundo ele, 95% dos investimentos dos brasileiros estão nas mãos dos principais bancos de varejo do Brasil. E por isso, elas são as principais concorrentes da XP.

“A oportunidade está clara. O crescimento que a XP teve mostra isso. [A concorrência] não é só o BTG ou Safra, vão surgir inúmeras outras corretoras nos próximos anos, mas acredito que a concorrência será contra os bancos, porque é lá que tem o market share”, afirmou Benchimol.

Segundo o presidente da XP, é mais fácil convencer alguém a sair de um banco do que de uma corretora. Até porque as instituições financeiras tradicionais não são especialistas em investimentos e têm estruturas mais pesadas e menos dinâmicas.

Embora o executivo reconheça o movimento dos bancos para se adaptarem ao mundo digital e aumentar a oferta de investimentos, ele afirma que vai demorar “pelo menos cinco anos antes das corretoras concorrerem entre si”. “Sabemos que bancos vão tentar se estruturar a essa nova dinâmica, mas isso vai demorar um tempo até que eles fiquem mais leves, mais dinâmicos”, afirmou.

XP Investimentos pode lançar um banco completo?

Benchimol também disse que a companhia “não está virando um banco”. Mas que a ideia inicial é oferecer crédito aos clientes da corretora. Entretanto, ele não descartou que no longo prazo a XP Investimentos pode lançar um banco completo, com oferta de cartão de crédito, conta corrente e outros serviços bancários. Segundo ele, as taxas serão “baixas e flexíveis”, mas ainda não descartou que os serviços sejam “nenhuma taxa”. “Mas isso é uma jornada, vamos começar pelo começo, onde achamos que tem mais oportunidades”, afirmou.

Para evitar riscos, o crédito ofertado inicialmente será apenas para os clientes da corretora. “O banco começa dessa forma, mas a visão de longo prazo é que ele possa virar um banco completo, mas sem perder nosso potencial de investimento”, diz.

Outro plano é a criação de uma corretora de criptomoedas. Mas a nova exchange será apartada da correta e terá até mesmo um nome diferente. Serão negociados as moedas bitcoin e etherum.

O projeto deve entrar em funcionamento “nos próximos meses e semanas”. “É um projeto apartado da nossa holding financeira e será 100% B2C”, afirmou o executivo. Ele ainda salientou, no entanto, que “se a legislação evoluir e as criptomoedas puderem ser negociadas na plataforma XP, isso irá acontecer”.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Para assim acompanhar artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.