Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você é obrigado a usar o 13º salário do INSS? Saiba mais sobre o benefício

Saiba se você corre o risco de perder o valor caso não faça o saque.

Para quem é segurado do INSS, tem direito à antecipação do 13º salário em 2022. Assim, nesta segunda-feira (25), o Governo Federal já começou a pagar o abono natalino dos aposentados e pensionistas do instituto, juntamente com o valor do mês. Mas muita gente não sabe se o valor tem um prazo delimitado para retirada. Em outras palavras, será que você é obrigado a usar o valor do 13º salário? É isto que veremos a seguir. Então, continue lendo.

É provável que você também goste:

INSS libera o último lote da revisão dos auxílios em maio

INSS: quase R$ 2 bilhões em atrasados serão pagos a aposentados e pensionistas; veja se você tem direito

Saiba mais sobre o 13º salário do INSS

Dessa forma, se você é um aposentado ou pensionista do INSS, fique atento. A primeira parcela do 13º salário já começou a ser paga. O valor é equivalente a 50% da renda fixa do beneficiário, e a Previdência o envia diretamente para a conta mencionada no momento do cadastro.

Portanto, a primeira parcela para quem recebe um salário mínimo começou a ser paga nesta segunda (25), e segue sendo paga até o dia 6 de maio. Os pagamentos são de acordo com o número final do benefício. Já para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos se iniciam no dia 2 de maio, e vão até o dia 6 de maio.

Mas, existe um prazo máximo de saque do 13º salário? E a resposta é que não. Para quem não deseja utilizar o benefício agora, basta deixar o valor retido na conta bancária. Diferentemente de abonos como o Auxílio Brasil ou FGTS, o 13º salário do INSS não tem prazo máximo de saque. Então você não precisa retirar o dinheiro, caso não precise. Ou seja, é possível deixá-lo em uma conta poupança, sem fazer nenhuma movimentação. Você não perderá este dinheiro de nenhuma forma.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock.com