Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

1ª parcela do 13º salário já ajudou 40 mil idosos na negociação de dívidas

com o , mais de 37 mil pessoas com 60 anos ou mais já quitaram os débitos no portal “Serasa Limpa Nome” desde o dia 25 de abril. Na ocasião, houve a liberação da 1ª parcela do 13º . A confirmação do benefício veio do INSS, no dia 18 de março, e a primeira parcela foi paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio, segundo a ordem do último número do benefício.

De acordo com o INSS, a ª parcela deve ser paga entre os dias 25 de maio e 7 de junho. A estimativa do é que a medida injete mais de R$ 56 bilhões na . Ademais, o Serasa não apresentou o valor total das renegociações. Entretanto, na última estimativa do Mapa da Inadimplência em março, o total de dívidas passava dos R$ 260 bilhões.

É provável que você também goste:

2ª parcela do 13º salário do INSS inicia no dia 25 de maio

Pensão alimentícia tem 13º salário? Confira

Salário mínimo deve subir 6,7% em 2023; veja a previsão do novo valor

1ª parcela do 13º salário já ajudou 40 mil idosos na negociação de dívidas

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e Turismo), 77,5% das famílias tinham débitos à pagar durante o mês de abril. E assim, esse foi o maior índice da série histórica, bem como superou o recorde anterior de 70,9% do fim de 2021.

Além disso, o número de idosos endividados também preocupa. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), quase 54% da população com 60 anos ou mais, disse que deixou de pagar uma conta ou atrasou a quitação desde agosto de 2020.

Enquanto isso, o Mapa da Inadimplência do Serasa mostrou que 17,6% da população mais velha está inadimplente no momento. Embora seja a 2ª faixa etária com menos endividados, o grupo com 60 anos ou mais é o que menos consegue renegociar débitos.

Ademais, o pagamento antecipado da 1ª parcela do 13º salário foi anunciado dentro de um pacote do governo federal. O mesmo inclui a liberação de parte do FGTS, bem como a possibilidade de que os beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas possam pegar .

Calendário da 2ª parcela do 13º do INSS

Após o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, a segunda deve respeitar as seguintes datas:

Para quem ganha até 1 salário mínimo do INSS, a 2ª parcela vem confirme o último número do benefício. Veja:

1: 25 de maio;
2: 26 de maio;
3: 27 de maio;
4: 30 de maio;
5: 31 de maio;
6: 1 de junho;
7: 2 de junho;
8: 3 de junho;
9: 6 de junho;
0: 7 de junho.

Já para quem ganha acima de um salário mínimo de benefício, a 2ª parcela do 13º salário virá em:

1: 1 de junho;
2: 2 de junho;
3: 3 de junho;
4: 6 de junho;
5: 7 de junho;
6: 1 de junho;
7: 2 de junho;
8: 3 de junho;
9: 6 de junho;
0: 7 de junho.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com