Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

2 situações que o cidadão PF ou MEI terá que pagar pelo PIX

0

O Banco Central está colocando o PIX para funcionar, definitivamente. O novo sistema de pagamentos instantâneos tem muitas vantagens, tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas. Entretanto, nem sempre isso sairá de graça. Aqui vamos expor quando o cidadão ou MEI terá que pagar pelo PIX.

Atenção empreendedor: Saiba como abrir uma conta PJ no Banco Inter

Para que serve a chave Pix da Caixa?

2 situações que o cidadão PF ou MEI terá que pagar pelo PIX

Em teoria, pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI) poderão usar o PIX gratuitamente. Porém, há dois casos em que o cidadão poderá ter que pagar para usar o PIX:

  1. Pagamento de produto ou serviço prestado: Tanto os MEIs quanto as pessoas físicas podem ter que pagar para usar o PIX no caso de um pagamento de produto ou serviço. Isso pode acontecer quando a  operação tiver finalidade comercial;
  2. Transação PIX realizada presencial ou por telefone: Quando a transação for feita através de um canal presencial ou de telefonia, fica a cargo da instituição financeira (banco) que o cliente usará para fazer a transação, cobrar ou não pelo uso do PIX.

Quando começa a funcionar o Pix?

No dia 05 de outubro deste ano os bancos começaram a liberar o cadastro de chaves PIX para os consumidores. Entretanto, embora você já possa ter cadastrado as suas chaves nas instituições financeiras aonde possui uma conta, ainda não é possível utilizar. Isso porque a data oficial de estreia do sistema Pix é em16 de novembro.

Mas serão aplicados testes em um período anterior de 12 dias, com alguns consumidores selecionados pelos bancos. Estes testes acontecerão a partir da próxima segunda-feira, dia 03 , e se extende até um dia antes do lançamento oficial, o dia 15 de novembro.

Estas pessoas e empresas serão selecionadas pelos próprios bancos, que irão participar do período de testes do Pix.

Enfim, gostou de saber quando você terá que pagar pelo PIX?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Shutterstock

Comentários
Carregando...