Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais são as 3 punições para quem fica negativado

Há consequências maiores do que simplesmente estar negativado na praça de crédito e ficar com o nome sujo. Entenda melhor!

Não é segredo para ninguém que os brasileiros não vivem uma boa fase no que diz respeito às finanças. De acordo com as pesquisas do Serasa, 67,9 milhões de pessoas estão inadimplentes no país. O número representa uma alta de 0,5% em 2022, no número de negativados.

Diante disso, o país vive o maior índice desde 2016. Diante disso, há consequências maiores do que simplesmente estar negativado na praça de crédito e ficar com o nome sujo. Abaixo, confira quais são as punições para quem está negativado.

Manter o CPF limpo está cada dia mais difícil

Como dito acima, há milhões de brasileiros que estão tendo dificuldades em pagar as contas. Para eles, é muito complicado manter o CPF limpo e regular para poder lidar com as transações ou atividades financeiras.

A maioria das pessoas é refém de trabalhos mal pagos, que inclusive levam à depressão, após o acúmulo de dívidas. É dito isso, pois ao estar negativado a pessoa passa por situações constrangedoras.

Quais são as 3 punições para quem fica negativado?

Confira a seguir, os problemas dos quais você deve fugir. E a melhor forma, é não ficar negativado. Entenda a seguir!

Score prejudicado

O score atua basicamente como um tipo de indicador de bons pagadores. Além disso, ele mostra a chance dos cidadãos de pagar suas dívidas de forma correta. Quando o índice está baixo, é sinal de que a pessoa está com o nome sujo.

Restrição de crédito

A restrição é a consequência mais comum. Ela significa que seu acesso a benefícios de instituições financeiras, como cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, vai ser bem complicado.

Juros altos

Outra consequência tensa é que a dívida indicada nos Órgãos de Proteção ao Crédito segue gerando juros. Sendo assim, quanto mais tempo você demorar para pagar as suas dívidas, mais alto será o seu valor da dívida. Por isso, para não ter transtornos, evite ao máximo adiar os pagamentos.

Imagem: fizkes/shutterstock.com