Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 dicas para consumidores economizarem gás de cozinha

No dia 11 de março, a Petrobras reajustou o valor do gás de cozinha com um aumento de 16,1%. Dessa forma, o preço médio do botijão está chegando a R$ 150 em São Paulo. 

Uma ótima alternativa para fugir do gasto são os cooktops por indução, já que funcionam por energia elétrica. Porém, nem todas as famílias brasileiras têm acesso a esse recurso. 

É provável que você também goste:

99 ajuda motoristas e lança programa de instalação de kit de gás (GNV)

Mourão diz: “não vamos mais pagar R$ 4 por litro da gasolina”

5 dicas para consumidores economizarem gás de cozinha

Por isso, separamos cinco dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para economizar o gás de cozinha. Confira.

  1. Verifique o botijão de gás e as mangueiras
    Essa dica vale tanto para economizar quanto para evitar acidentes. Então, cheque as roscas do botijão e os canos do fogão com um pouco de espuma para mostrar se há algum vazamento. Se houver bolhas de ar se formando com o sabão, é porque o gás está vazando. 
  2. Reorganize o preparo das refeições
    Se for possível, tire um dia para preparar as refeições pensando na semana toda. Caso contrário, evite usar o fogão todos os dias para economizar gás.
  3. Evite abrir o forno
    Abrir o forno toda hora faz com que ele perca calor e gaste mais gás até voltar à temperatura ideal.
  4. Cozinhe com panela de pressão
    A panela de pressão é a maior aliada nesses momentos, pois o alimento fica pronto mais rápido e ainda usa menos gás no processo. Feijão, grão-de-bico, legumes, arroz e até macarrão podem ser feitos com a ajuda da pressão.
  5. Use as panelas tampadas
    Ao cozinhar com as panelas tampadas, o alimento leva menos tempo para ficar pronto, pois o calor não se dissipa no ar. Além disso, para economizar ainda mais o gás, você pode cortar os alimentos em pedaços menores. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Licvin / Shutterstock.com