Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5G no Brasil: 12 capitais estão preparadas para a tecnologia; entenda os benefícios financeiros

De acordo com o o Ministério das Comunicações, 12 capitais estão preparadas para a tecnologia 5G, sendo estas cidades espelhadas por todas as regiões do Brasil. Todas estão com a parte tecnológica e burocrática organizadas para a implementação da nova ferramenta digital. 

É provável que você também goste:

Como o 5G vai afetar os meios de pagamento?

As capitais integralmente preparadas são:

  • Aracaju (SE) 
  • Boa Vista (RR) 
  • Curitiba (PR)
  • Brasília (DF) 
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Natal (RN)
  • Palmas (TO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)
  • Vitória (ES)

Mudanças na infraestrutura 

Por se tratar de uma tecnologia avançada, a instalação das antenas para o 5G é diferenciada, nada parecida com as utilizadas hoje em dia. Sendo assim, o número de dispositivos para emissão de ondas eletromagnéticas pode chegar a ser 10 vezes maior do que se tem atualmente. 

No Decreto nº 10.480/2020, é possível encontrar o detalhamento sobre a expedição das licenças para as empresas realizarem as instalações das redes. A previsão é que todas as capitais brasileiras estejam preparadas para o lançamento do 5G até 31 de julho de 2022.

Entretanto, a adequação dos municípios à Lei Geral das Antenas é necessária para essa transformação. O artigo 1º determina normas gerais aplicáveis ao processo de licenciamento, instalação e compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações. Contudo, o prazo para o processo é até 2029. 

Benefícios financeiros da tecnologia 5G

A chegada do 5G trará benefícios financeiros para quem se interessa pela venda. Assim, a velocidade nas conexões, o sinal puro, a rápida resposta do servidor e a banda larga de alta qualidade vão influenciar na compra de produtos e serviços oferecidos pelas empresas brasileiras. 

Eventualmente, negócios de variados ramos têm adotado a mudança digital cada vez mais presente na vida dos consumidores. Afinal, clientes buscam serviços e produtos que disponibilizem mais facilidade de acesso e uso. 

Além disso, smartphones, televisores, computadores, bancos, caixas eletrônicos e aplicativos, entre outros, são os principais alvos da implementação do 5G por conta da alta procura do público. 

Essa nova tecnologia pode ajudar os investidores que buscam focar em redes de telecomunicações e empresas que levam smartphones diferenciados ao mercado. Afinal, a sociedade se mostra cada vez mais digitalizada e interessada em adquirir objetos e sistemas modernos.

Mas como aderir ao 5G?

A adesão ao 5G só será possível quando a tecnologia estiver ativa no país. Conforme o Ministério das Comunicações, a meta é atender toda população brasileira com uma infraestrutura que suporte o volume de dados que será propagado.

Municípios com um número igual ou maior que 500 mil habitantes serão atendidos até julho de 2025. Cidades com uma quantidade igual ou superior a 30 mil moradores serão 50% atendidas até julho de 2028.

Ademais, para os municípios com população menor que 30 mil habitantes, a meta do Ministério das Comunicações é atender os usuários até dezembro de 2029.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Fit Ztudio / Shutterstock.com