Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

8 eletrodomésticos que consomem MUITA energia e você precisa tirar da tomada

Sua conta de luz pode ficar mais cara se você não souber quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia. Confira a lista!

Ar-condicionado e chuveiro elétrico lideram o ranking de aparelhos que mais consomem energia em casa, mas eles não são os únicos vilões da conta de luz. Com o consumo consciente e o gerenciamento adequado dos equipamentos é possível manter as contas de energia em dia e evitar surpresas ao receber a fatura. Ao mesmo tempo, é bom saber quais itens pode acabar pesando no orçamento familiar

Abaixo, listamos os 8 aparelhos e eletrodomésticos que consomem muita energia em uma residência. Confira, também, dicas práticas para gerenciar seu uso e equilibrar as contas.

Itens e eletrodomésticos que consomem muita energia

Ar condicionado

O ar-condicionado é conhecido como o maior consumidor de energia elétrica. Escolher um aparelho adequado ao tamanho do cômodo e controlar o tempo de uso podem ajudar a economizar no fim do mês.

Mão segurando uma lâmpada. Abaixo, em uma superfície, uma conta de energia, outros papéis, uma calculadora e moedas
Imagem: Daniel Krason / shutterstock.com

Geladeira

A geladeira, necessária em todas as residências, também está entre os eletrodomésticos que consomem mais energia. Manter o equipamento sempre longe do fogão e evitar abri-lo com frequência são atitudes que podem ajudar a diminuir o consumo de energia.

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico, se mal utilizado, pode ter um alto consumo de energia e elevar consideravelmente a conta de luz no fim do mês. Limitar o tempo de uso e optar por um chuveiro de menor potência são maneiras efetivas para economizar com um item que é tão importante nos lares brasileiros.

Veja também:

Confira o calendário de pagamento do Imposto de Renda 2024

Lavadora de louças

Como você pode imaginar, lavar a louça não é uma das tarefas mais disputadas pelos membros de uma família. Assim, ter uma máquina que execute essa função se torna um sonho de consumo. Apesar disso, é importante ficar atento: a lavadora de louças é um dos eletrodomésticos que consomem muita energia. Fazer um uso moderado vai ajudar a manter a saúde financeira do lar.

Forno micro-ondas

O forno micro-ondas é outro eletrodoméstico que aumenta significativamente a conta de luz. Sem dúvidas, esse é um dos itens que mais facilita a rotina das famílias, mas é preciso ficar atento ao seu impacto na conta de luz. Usá-lo apenas em situações necessárias e sempre desconectar após o uso são práticas que contribuem para a economia de energia.

Televisão

Se você tem o hábito de deixar a TV ligada o dia inteiro, mesmo quando não está assistindo, fique atento! A televisão, se mal gerenciada, pode ter um impacto significativo na conta de energia. Limitar o tempo de uso e sempre desconectar o aparelho quando não estiver assistindo TV são maneiras efetivas de economizar energia.

Carregador de celular

Muitos não sabem, mas um carregador consome energia mesmo quando não está em uso. Pode parecer que seu impacto é baixo, mas é importante lembrar que celulares carregados mais de uma vez por dia. Além disso, uma casa pode ter diversos aparelhos, o que aumenta ainda mais o consumo.

Desse modo, manter o carregador foda da tomada e apenas conectar o celular quando necessário são ações que ajudam a reduzir o consumo de energia.

Cooktop elétrico

Apesar de prático para quem tem pouco espaço na cozinha, o cooktop elétrico é um grande consumidor de energia. O item, que tem feito sucesso nas cozinhas brasileiras, merece atenção especial se você quer economizar dinheiro. Portanto, controlar o tempo de uso pode ajudar a economizar na conta de luz.

Imagem: Daniele Mezzadri/Shutterstock