Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você não pode esquecer destes gastos ao planejar uma viagem; confira quais

Descubra quais são os gastos essenciais que você não pode esquecer ao planejar sua próxima viagem. Saiba como evitar surpresas!

Ao planejar uma viagem, é comum focar nos gastos maiores como passagens e hospedagem. No entanto, outros custos também podem impactar significativamente o orçamento. Com a ajuda de especialistas, desvendamos como calcular efetivamente quanto custa uma viagem para evitar surpresas desagradáveis.

Karoline Roma Cinti, especialista financeira, ressalta a importância de um orçamento detalhado para evitar sustos com as despesas. “Além de passagens e hospedagens, itens como alimentação, deslocamentos locais, passeios e até vestuários específicos para o destino devem ser considerados”, explica.

Planejamento inicial da viagem

Um bom planejamento financeiro começa com a definição clara do tipo e o objetivo da viagem. Definir se será uma viagem de lazer ou negócios, a duração e a data pode alterar drasticamente o orçamento necessário.

mulher sorridente usando notebook enquanto arruma mala para viagem de férias seguro viagem
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Segundo Marco Goulart, outro planejador financeiro, um prazo longo para o planejamento pode até eliminar certos custos. “Planejar com antecedência permite acumular milhas e obter descontos significativos em passagens ou hospedagens, além de possibilitar a compra de moeda estrangeira com taxas mais vantajosas”, ele adiciona.

Seguro viagem

Uma despesa frequentemente subestimada é o seguro viagem. Marco alerta sobre os altos custos que emergências de saúde podem acarretar, principalmente em destinos onde o atendimento médico público é deficiente.

  • Tipos de despesas: Passagens, hospedagem, alimentação, transporte local, atividades, seguro de viagem e extras como compras e souvenirs.
  • Custos que muitos esquecem: Vistos, taxas de entrada, comunicação, saúde, câmbio e estacionamento.
  • Despesas opcionais mas importantes: Lavanderia, estadias em aeroportos durante conexões, gorjetas adicionais e entretenimento para longas esperas.

Entender todos esses elementos com profundidade é crucial para montar um orçamento que realmente cobre todas as necessidades e evitar prejuízos ou surpresas desagradáveis durante a viagem.

Emoções e imprevistos

Karoline compartilha a experiência de uma cliente que, impulsionada por emoções pós-divórcio, gastou quase toda a sua reserva financeira em uma viagem. “É essencial manter as emoções sob controle para evitar decisões financeiras precipitadas que podem levar a grandes prejuízos”, conclui.

Veja também:

Saque-aniversário de maio: saiba como receber o valor agora

Planejar uma viagem envolve muito mais do que apenas reservar voos e acomodações. Considerar todos os potenciais gastos, incluindo os muitas vezes esquecidos, e manter o controle emocional são passos fundamentais para garantir que sua experiência seja tão tranquila e prazerosa quanto possível.

Imagem: Krakenimages.com / shutterstock.com