Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A dívida caducou no SPC e Serasa, é possível conseguir um cartão de crédito?

0

Muitos consumidores acabam se endividando e o nome vai parar nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC Brasil e Serasa Experian. Com o tempo, ocorre a prescrição da dívida, ou popularmente mais conhecido, a dívida caducou em 5 anos. Neste caso, será que é possível conseguir um cartão de crédito? Tire as suas dúvidas aqui neste artigo.

É provável que você também goste:

Bitcoin chega aos US$ 13 mil e despenca, é hora de comprar ou é arriscado?

3 vantagens do novo cartão de crédito Caixa Simples sem consulta ao SPC e Serasa.

Pente-fino do INSS vai convocar primeiro os mais jovens e os que contam com mais tempo de benefício.

Primeiramente, saiba que mesmo depois de prescrever (ou caducar), a dívida continuará existindo. Porém, o que prescreve de fato é o direito de cobrar judicialmente pela dívida, ou de colocar o nome do consumidor novamente nos cadastros de inadimplentes.

De acordo com o novo Código Civil, no Art. 206:

§ 5o Em cinco anos:

I – a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;”

A dívida caducou no SPC e Serasa

Todavia, a dívida caducou, mas continuará existindo em dois locais:

  1. Ela será apontada como prejuízo no SCR do Banco Central;
  2. Você terá restrição interna com a instituição financeira.

Considerando somente estas informações, podemos tirar algumas importantes considerações:

  • A primeira delas, é que as empresas podem consultar informações do SCR dos últimos dois anos. Após este período, não terão acesso a informação de prejuízo que foi apontado pelo seu credor.
  • Adicionalmente, saiba que uma informação negativa poderá prejudicar o seu score de crédito e o Cadastro Positivo estará afetado também.
  • Para toda solicitação de crédito ao mercado, há uma análise de crédito que considera o seu histórico de pagamento, eventuais negativações no SPC e Serasa, o Cadastro Positivo (quando houver), bem como o relacionamento com a instituição.

Afinal, a dívida caducou, é possível conseguir um cartão de crédito?

Mesmo após caducar uma dívida, é possível conseguir um cartão de crédito em outro banco ou emissor de cartão. Entretanto, é altamente recomendável que você aguarde seu score de crédito da Boa Vista chegar pelo menos em 600 pontos. Lembramos que o score aumenta baseado em seu comportamento de pagamentos em dia e ao mesmo tempo, com a baixa quantidade de solicitação de crédito no mercado.

O ideal mesmo é eliminar essa pendência no SCR, mesmo após a dívida caducar. Com isso, você terá mais acesso ao crédito, simplesmente por não constar um apontamento como prejuízo no seu CPF.

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...