Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estou recebendo seguro-desemprego, se abrir MEI perco o benefício?

Se você está recebendo o seguro desemprego e pensa em abrir MEI, saiba que o seu benefício pode ser cancelado

Com a crise, muitas pessoas estão sofrendo com a demissão ou cancelamento do contrato de trabalho. Dessa forma, a solução para muitos pode ser começar um pequeno negócio, ou até mesmo trabalhar como freelancer. E com isso vem a necessidade de abrir uma empresa.

Mas, com o pedido do seguro-desemprego, vem a dúvida: posso abrir empresa recebendo seguro-desemprego? Entenda tudo que envolve o benefício, a seguir!

Posso abrir MEI recebendo seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um direito reservado a trabalhadores com carteira assinada (CLT). No entanto, se você abriu uma empresa e está cadastrado como MEI, a receita federal entende que existe uma fonte de renda. Dessa forma, você que é MEI e trabalha como CLT perde todo o direito ao benefício na hora da demissão.

Porém, se você já está recebendo o seguro-desemprego, então a resposta pode ser diferente. Nesse caso, você pode até abrir uma empresa, mas somente após receber a última parcela do seu seguro-desemprego. Além disso, recomendamos que você escolha pela opção de empresas de pequeno e médio porte; ou seja, escolha abrir um MEI, um ME ou um PP.

A burocracia nessas modalidades é menor, além da cobrança de impostos e legislação trabalhista serem mais “fáceis” se comparadas com as demais modalidades

Riscos de abrir MEI enquanto recebe o seguro desemprego

Então, você não pode abrir empresa recebendo seguro-desemprego. Isso porque seu seguro-desemprego poderá ser CANCELADO caso você tenha alguma empresa em seu nome. Lembrando que nada impede você de seguir como CLT e possuir uma empresa aberta em seu nome. O problema é apenas se você é demitido. Nesse caso, perde o direito do seguro-desemprego.

Ou seja, se este é o seu caso e você quer manter o benefício, vale a pena esperar um pouquinho mais antes de abrir o MEI para não perder a garantia de renda que o seguro desemprego disponibiliza.

Imagem: Tong_stocker / Shutterstock