Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria do INSS

Você sabia que alguns aposentados do INSS têm direito a um adicional de 25% na aposentadoria? O adicional segue o artigo 45 da Lei número 8.213 de 1991, a famosa Lei de Benefícios da Previdência Social. O segurado do INSS que recebe a aposentadoria por invalidez tem direito ao acréscimo de 25% no valor da aposentadoria, caso necessite de assistência permanente de terceiros para realizar as atividades habituais.

Pode ser que você também goste:

Acaba hoje (09) o prazo para contestação de auxílio emergencial cancelado

Aposentados reclamam de empréstimo consignado sem autorização do C6 Consig (C6 Bank)

Por que Nubank e Mercado Pago colam dados no iPhone?

Adicional de 25% pode ser concedido a mais aposentados

Além disso, atualmente, é discutida a possibilidade de conceder o adicional aos titulares de outras aposentadorias. Podem ser incluídos no artigo aposentados por idade, especial ou por tempo de contribuição, desde que comprovem a necessidade de acompanhamento permanente.

Com o acréscimo de 25%, o segurado do INSS inclusive poderá receber um valor maior que o teto da aposentadoria.

Especialistas afirmam que adicional deveria ser para qualquer tipo de aposentadoria

A legislação prevê o acréscimo apenas aos titulares de aposentadoria por invalidez. Porém, advogados de previdência defendem que, em respeito ao princípio da igualdade nos benefícios da previdência, o adicional deve ser pago a qualquer aposentado que comprove a necessidade de acompanhamento diário.

Contudo, o tema ainda gera muito debate na justiça. Correm processos em diversos âmbitos da justiça para avaliar se o adicional de 25% na aposentadoria será concedido a todos os aposentados que precisam de acompanhamento. Por enquanto, o Supremo Tribunal de Federal determinou a suspensão dos processos que discutem tal possibilidade até o julgamento de Recurso Extraordinário junto à Corte.

Como funciona o adicional de 25% agora?

No momento, o INSS indefere imediatamente pedidos de adicional de 25% para outras aposentadorias senão a por invalidez. Nestes casos, o aposentado poderá ingressar com ação judicial e o processo provavelmente ficará suspenso aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: rafapress/shutterstock.com