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Afinal, como evitar cobranças indevidas?

Saiba o que significa e como evitar cobranças indevidas. Ainda, conheça algumas dicas para detectar e evitar que ocorra na sua empresa.

Evitar cobranças indevidas é uma preocupação importante para consumidores em qualquer transação financeira. Quando uma cobrança injusta ocorre, pode causar frustração e impacto financeiro negativo. Para prevenir esse tipo de situação, é fundamental adotar medidas preventivas.

Nesse sentido, isso inclui a prática de revisar regularmente extratos bancários, faturas de cartão de crédito e documentos financeiros, certificando-se de que todas as cobranças são legítimas e correspondem às transações realizadas.

Além disso, ao efetuar compras on-line ou assinar serviços, deve verificar a reputação do fornecedor e revisar as políticas de cancelamento pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis.

O que significa cobrança indevida e como evitar?

Mulher segurando cartão de crédito e olhando para o celular com expressão de confusão.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Assim, a cobrança indevida ocorre quando um serviço ou fornecedor solicita ao cliente o pagamento de uma dívida que não existe. Desse modo, esse tipo de situação surge devido a problemas de gestão das finanças, dificuldade no sistema, fraudes ou até mesmo má-fé.

No entanto, caso o consumidor não reconheça a dívida, ou realizou o pagamento, poderá solicitar o ressarcimento do valor, além de revindicar os seus direitos. A depender, poderá acionar o PROCON ou, com orientação, abrir um processo por danos morais.

Ainda, lembre-se sempre de guardar os comprovantes das compras realizadas, leia todas as informações sobre os produtos e pacotes adquiridos, caso insiram valores adicionais fora do contrato. Por último, esteja ciente das informações sobre as cobranças não pagas.

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Casos comuns de tarifação

Confira a seguir alguns casos de cobrança indevida:

  • Tarifa bancária: cobranças de pacotes de serviços;
  • Serviço não contratado: assinatura de streaming, planos de operadoras, seguros e afins;
  • Serviços de Telefonia: pacotes de jogos e internet não pedido, além de multas;
  • Golpe ou fraude: quando o cliente não sabe que contrataram serviços com os seus dados.

Dicas para evitar cobranças indevidas na sua empresa

  • Criar políticas de devolução e reembolso: os veículos de mídia da empresa devem apresentar essas políticas para melhor compreensão do cliente;
  • Instruir a equipe: propor workshops e cursos para os funcionários conseguirem lidar com esse tipo de situação;
  • Oferecer atendimento eficiente: o profissional deverá ter uma comunicação ágil e resoluta;
  • Gerar faturas claras: deve apresentar fácil compreensão e detalhes sobre as compras.

Imagem: fizkes / shutterstock.com