Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que são juros abusivos e como identificar?

Antes de entrar em qualquer contrato financeiro, é de vital importância entender como identificar juros abusivos. Saiba mais!

Segundo o Banco Central, os juros são considerados abusivos quando ultrapassam as taxas máximas estabelecidas pelo próprio órgão. Esse é, com frequência, o caso de financiamentos de automóveis, imóveis e outros bens.

Os consumidores geralmente desconhecem esses juros exorbitantes camuflados pelas instituições financeiras. Portanto, antes de entrar em qualquer contrato de empréstimo ou outra transação, é de vital importância entender como identificar juros abusivos.

Identificando juros abusivos

Blocos de madeira com sinal de porcentagem e seta para cima, indicando crescimento financeiro, aumento da taxa de juros, conceito de inflação e o impacto dos juros nos bancos.
Imagem: SewCreamStudio / shutterstock.com

O entendimento adequado dos juros e o cálculo dessas taxas podem ser de grande ajuda na prevenção de uma possível armadilha financeira. Isso porque identificar juros abusivos só é possível depois de calcular o valor efetivo que está sendo cobrado.

Hoje existem simuladores, como a Calculadora do Cidadão, do Banco Central, que fazem esse cálculo automaticamente. Com essa ferramenta, é possível saber o valor do pagamento no final do contrato e o total de juros.

Portanto, antes de assinar qualquer contrato, use esses recursos para entender se os juros são coerentes com as práticas de mercado. Se os juros forem superiores ao que é comumente cobrado, talvez seja uma boa ideia questionar se são excessivos e, então, evitar o potencial prejuízo financeiro.

Exemplos comuns

Existem algumas áreas sensíveis nas quais os juros abusivos são mais comuns. Elas incluem, por exemplo, financiamentos de veículos, cartões de crédito e empréstimos. Nesses casos, os consumidores muitas vezes desconhecem que estão sendo cobrados de maneira abusiva.

O caso dos juros abusivos nos financiamentos de veículos e cartões de crédito é especialmente notório. Muitos vendedores se aproveitam do desconhecimento dos consumidores e cobram taxas maiores do que o necessário.

Em suma, entender a média da taxa de juros no mercado e comparar as taxas de diferentes instituições são passos vitais para evitar quaisquer cobranças abusivas. Se você acha que pode estar sendo cobrado abusivamente, consulte um advogado e explore suas opções.

Imagem: SewCreamStudio / shutterstock.com