Afinal, qual é a diferença entre Jovem Aprendiz, Menor Aprendiz e estagiário?
Está procurando um emprego, mas tem dúvidas sobre o Jovem Aprendiz, Menor Aprendiz e estágio? Descubra AQUI as diferenças entre eles.
A Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) permite que menores de idade a partir dos 14 anos já possam ingressar no mercado de trabalho. Em vista disso, existem as modalidades de Jovem Aprendiz, Menor Aprendiz e Estagiário, o que causa muitas dúvidas.
Nesse sentido, esse grupo de jovens possui parâmetros diferentes no mercado de trabalho, afinal, nessa idade, a prioridade são os estudos. Sendo assim, o CEO da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, esclareceu algumas dúvidas.
Portanto, acompanhando o texto, você vai descobrir as diferenças entre o Jovem Aprendiz, o Menor Aprendiz e o estagiário. Assim, caso você seja menor de idade e esteja interessado em ingressar no mercado de trabalho, saberá qual a modalidade correta a ser procurada.
O que é o programa Jovem Aprendiz?
O CEO explica que os jovens aprendizes são contratados pela CLT, portanto, têm direito a benefícios como, por exemplo, o Seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É possível ser um jovem aprendiz se a sua idade for entre 18 e 24 anos.

Nesse sentido, o programa tem como principal objetivo a inclusão de jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio. Por fim, através dele é possível ter uma formação técnico-profissionalizante, combinando teoria com prática.
Veja também:
Afinal, como abrir uma conta PJ no banco Inter?
O que é um Menor Aprendiz?
Antes de ser um Jovem Aprendiz, o trabalhador pode ser um Menor Aprendiz. Esta categoria abrange os menores entre 14 e 17 anos. A principal diferença está na faixa etária, uma vez que, assim como o Jovem Aprendiz, o Menor Aprendiz também tem o ensino técnico-profissionalizante como objetivo.
Além disso, o menor aprendiz tem como objetivo a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. Contudo, em todos os casos, os horários serão flexíveis para que esse menor aprendiz não abra mão de seus estudos para estar trabalhando.
Como é o programa de estágio?
Um estudante a partir de 16 anos pode ser um estagiário. Neste caso, ele pode estar cursando o ensino médio, técnico ou superior. Nesse sentido, o programa de estágio é um complemento à formação profissional.
Ademais, ele deve estar diretamente relacionado com a área de estudo do estagiário. Se, por exemplo, uma pessoa cursa licenciatura, seu estágio deverá ser em sala de aula, e assim por diante.
Imagem: Studio Romantic/ shutterstock.com