Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, quem pode registrar seu nome na Serasa, SPC e SCPC?

Caso o nome seja inserido na Serasa ou no SPC e SCPC, o consumidor poderá consultar gratuitamente. Saiba mais!

Muitos brasileiros temem a negativação, dado aos obstáculos gerados por esse status. Atualmente, de acordo com o Serviço de Orientação ao Consumidor, qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode registrar dívidas vencidas na Serasa, SPC Brasil ou SCPC (Boa Vista). 

As informações dos devedores são registradas nesses bancos de dados e podem ser consultadas por instituições financeiras e outras empresas. Essa consulta, geralmente ocorre antes da liberação de algum produto ou serviço, por isso, muitas vezes, o pedido acaba sendo negado.

Como consultar dados na Serasa, SPC e SCPC?

A lei estabelece que o consumidor tem direito de consultar gratuitamente as informações em órgãos como SPC, Serasa e SCPC. Dessa forma, o acesso aos dados pode ser realizado pela internet ou nos postos de atendimento dessas empresas.

Na Serasa, o usuário pode verificar seus dados pelo site. O mesmo ocorre no SPC e SPCP, uma vez que ambos disponibilizam a opção de consulta em suas plataformas. Vale lembrar que esses órgãos não entram em contato com o consumidor por e-mail ou telefone para falar sobre restrições no nome.

Por fim, as pessoas podem verificar o cadastro nos pontos de atendimento informados nos sites da Serasa, SPC Brasil e SCPC. É importante não esquecer de levar documento de identificação com foto, CPF ou outro documento de caráter oficial.

Saiba como retirar o nome dos bancos de dados

No site da Serasa Limpa Nome, a pessoa deve informar o CPF e clicar em consultar. Caso tenha pendências no nome, a plataforma irá exibir as dívidas disponíveis e quais são as condições de renegociação. Para finalizar, basta escolher a opção de pagamento do débito.

Já no SPC Brasil, o consumidor deve se cadastrar na página, informar CPF e verificar os débitos. Caso queira resolver o problema, é só verificar quais são as opções de renegociação e selecionar a forma de pagamento.

No SCPC, a renegociação ocorre da mesma forma que nas outras plataformas. Sendo assim, para limpar o nome, o consumidor deve consultar o CPF, conferir se há dívidas atrasadas e quais são as condições de acordo oferecidas.

Imagem: Cast Of Thousands / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital