Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral para quem declara Imposto de Renda

A época para apresentar as declarações referente ao Imposto de Renda está chegando. Por esse motivo, a Receita Federal decidiu alertar os brasileiros sobre alguns problemas que podem acontecer.

Assim como no ano passado, em situações como essas, golpistas aplicam diversos golpes para conseguir dados pessoais de muitos contribuintes.

A princípio, a Receita Federal está enviando alguns alertas para que todos os cidadãos fiquem atentos a crimes desse tipo. Segundo informações, os golpistas utilizam algumas táticas para adquirir informações das vítimas.

Algumas pessoas que foram abordadas pelo golpe disseram que recebem mensagens no WhatsApp, e-mails, telefonemas e até correspondências pelos Correios.

Golpe no Imposto de Renda

Por causa desses avisos, diversas pessoas estão preocupadas e se perguntando como esse golpe pode ser aplicado. Ele funciona da seguinte maneira: o contribuinte recebe por meio dessas plataformas, uma intimação para que seja feita a regularização de dados cadastrais. 

Nesse conteúdo, eles disponibilizam um endereço eletrônico para atualizar os dados bancários. Contudo, o órgão afirmou que tanto essa informação, quanto esse endereço, não estão relacionados com o site da Receita Federal.

Após prosseguir com as orientações do link, é realizada a transmissão de dados. Ao clicar em links desse tipo, o cidadão permite diversos golpes com o seu CPF, como empréstimos, compras e várias cobranças indevidas.

O que diz a Receita Federal sobre esses golpes? 

A Receita Federal informou que mesmo que tenha a marca da instituição, essa intimação não foi enviada por eles. Sendo assim, tudo isso se trata de um golpe que o órgão não teve acesso em nenhum momento.

É orientado que se o contribuinte receber esse tipo de intimação falsa, não clique no endereço eletrônico. Afinal, ao acessar o site, você estará sujeito a vírus que vão roubar todos os seus dados bancários e até pessoais.

A Receita Federal comunicou que para realizar consulta de situação cadastral, download de programas ou alterações de informações, é importante acessar somente o endereço eletrônico oficial do órgão.

Por fim, veja a seguir quais são as plataformas oficiais:

imagem: rafapress / shutterstock.com