Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA para concurseiros: novo golpe está roubando dinheiro com falsa inscrição

Está se preparando para o Concurso Nacional Unificado? Então fique atento ao golpe de falsa inscrição, que arranca dinheiro de concurseiros!

Diversos criminosos estão se aproveitando do Concurso Nacional Unificado para aplicar golpes de falsa inscrição e roubar dinheiro das pessoas. Todos os processos estão sendo realizados via Pix – mas as inscrições para os concursos ainda não abriram.

Desde que Lula anunciou o “Enem dos Concursos”, diversas pessoas maliciosas aproveitaram o alvoroço para aplicar golpes financeiros na população. Veja os detalhes da situação na matéria.

Entenda como funciona o golpe que tira dinheiro das pessoas

Pessoas prestando concurso público.
Imagem: AimPix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Os criminosos estão postando nas redes sociais imagens falsas, se passando pelo Governo Federal, divulgando que restam poucos dias para o fim das inscrições. O usuário, então, recebe um link de acesso, para “se inscrever”.

Veja também: Atenção! Programa do governo vira alvo de golpistas

No entanto, o portal usa de banco de dados vazados para conseguir confirmar a identidade da vítima. Com isso, o concurso expõe dados pessoais como, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e sexo. Depois disso, a vítima da falsa inscrição receberá informações de que está “apta” a participar do concurso.

O site falso ainda dá mais informações sobre como funcionará o certame. Para finalizar o golpe, os criminosos solicitam o suposto valor em dinheiro para a Taxa de Fiscalização das Bancas e também para a Taxa de Contribuição ao Ministério de Gestão e Inovação em serviços públicos, totalizando R$ 107,82.

Concurseiros devem se atentar ao site oficial do Governo

Como forma de se proteger de golpes como esse, é sempre necessário buscar informações em portais de notícia confiáveis e no próprio “gov.br“. O Ministério da Gestão, na última segunda-feira (23), deixou claro que as inscrições só abrirão após a publicação do edital.

O edital do Concurso Nacional Unificado deve estar no ar apenas no dia 20 de dezembro, ou seja, toda comunicação diferente disso, por mais que se assemelhe ao Governo Federal, até o momento, é falsa.

Por fim, é importante ressaltar mais uma coisa: todo o pagamento ao Governo é feito em forma de Boleto, não em Pix – mais um indício de que esse golpe é uma tentativa clara de arrancar dinheiro da população.

Imagem: AimPix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital