Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção! Programa do governo vira alvo de golpistas

Ainda não disponível para os cidadãos, o programa do governo já é alvo de golpistas. Confira mais informações!

Não são apenas as empresas que têm seus nomes incluídos em golpes. O Seu Crédito Digital já alertou para práticas envolvendo iniciativas do Governo Federal, como o Desenrola Brasil. Agora, o programa Voa Brasil está sendo utilizado por golpistas para arrancar dinheiro de cidadãos brasileiros.

No começo do mês, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), responsável pelo programa que vai oferecer passagens aéreas mais baratas, emitiu um alerta acerca do golpe. Golpistas espalham links falsos de uma suposta página de inscrição no Voa Brasil e pedem valores para liberar a participação das vítimas.

Veja os detalhes do ação de golpistas envolvendo o programa do governo

A ação dos golpistas começa com a publicação de vídeos e anúncios falsos nas redes sociais sobre passagens aéreas baratas através do Voa Brasil. Os links divulgados levam para uma página falsa, que pede cadastro com nome completo e CPF, tudo para garantir a aprovação no programa do governo.

De acordo com a empresa Kaspersky, após o cadastro, o site gera uma cobrança referente a supostos impostos. Até mesmo uma taxa de adesão ao Voa Brasil é citada. Nesse sentido, os golpistas orientam a vítima a realizar o pagamento via Pix ou cartão de crédito em um prazo de até 30 minutos, gerando, assim, o recebimento de um aplicativo por e-mail.

Veja também: Profissões mais bem pagas em 2023 são divulgadas; veja em qual posição está a sua

Recomendações do MPor

Em caso de recebimento de ligação, carta, SMS ou mensagens pelas redes sociais solicitando pagamentos para inclusão no programa do governo, a pessoa deve denunciar a ação dos golpistas. Sendo assim, ela pode fazer o registro através do Fala BR, e-mail [email protected] ou telefone (61) 2029-8090.

O programa Voa Brasil não está disponível. Aliás, o programa tem passado por reajustes após mudanças no comando da pasta. Ele vai liberar passagens aéreas de R$ 200 para aposentados, pensionistas e também para servidores com salário de até R$ 6.800 e pessoas beneficiadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Imagem: Grustock / shutterstock.com