Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aliado de Bolsonaro afirma que agora é sócio de Lula

Saiba quem é o político que foi aliado de Bolsonaro na campanha eleitoral e agora afirmou que é sócio de Lula

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – ex-aliado de Bolsonaro (2019-2022) -, afirmou que agora ele e Lula serão sócios. A declaração foi feita nesta quarta-feira (1º) durante o evento XP Agro na Vila Olímpia, em São Paulo.

Tarcísio alegou que terá uma relação republicana com o presidente. Apesar das diferenças políticas entre os dois, o governador declarou que manterá boas relações com o governo federal.

Além disso, vale destacar que na última sexta-feira (27), o presidente se reuniu com os 26 governadores no intuito de anunciar uma nova relação de parceria com os chefes dos estados.

Qual foi o discurso de Tarcísio?

Primeiramente, é preciso destacar que Tarcísio de Freitas foi um forte aliado do ex-presidente durante a campanha eleitoral. Contudo, em seu discurso desta quarta-feira, ele deixou claro que pretende manter boas relações com o governo federal. 

“Quando o pessoal fala: Tarcísio qual será sua relação com o governo federal? Simples, é republicana e eu, agora, sou sócio do governo federal, porque não existe a situação do Brasil ir mal e São Paulo ir bem ou o Brasil achar que vai bem com São Paulo indo mal”, destacou o governador. 

Vale destacar que o comentário de Tarcísio ocorre em um momento importante para ele, visto que seu projeto de privatização do porto de Santos depende do aval do governo federal. 

“Eu e o governo federal, São Paulo e o governo federal, eu e o presidente Lula, agora, nós somos sócios”, acrescentou. 

Parceria com governadores

Como dito antes, é do interesse do presidente Lula ser aliado dos governadores do Brasil. Essa proposta foi defendida pelo presidente desde sua campanha eleitoral. 

Assim, ele destacou, na reunião da semana passada, que não tem intenção de vetar os pedidos dos governadores e que as demandas dos estados passarão por uma análise da União. 

Lula acrescentou, ainda, que as portas do Palácio do Planalto estarão abertas para aqueles que quiserem discutir com o governo federal.

Governo de São Paulo 

O novo governador assumiu há pouco tempo, mas já tem feito algumas mudanças. Logo no dia 31, Tarcísio sancionou a lei que assegura gratuitamente remédios à base de canabidiol pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Desde 2010, tanto famílias quanto entidades sociais conhecem os benefícios medicinais da cannabis, especialmente para tratamentos de crianças epilépticas. Portanto, essas pessoas pressionaram a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pela liberação dos medicamentos.

Vale destacar que este é um projeto do deputado estadual Caio França (PSB), que obteve aprovação da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em dezembro de 2022.

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock