Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação: Tesouro Selic e CDBs renderam menos mesmo com Selic alta, aponta CNN

Rendimento dos investimentos em renda fixa está menor do que no início do ano.

Um levantamento exclusivo realizado pela YUBB e divulgado pela CNN mostrou que, mesmo com a Selic em alta, o rendimento dos investimentos em renda fixa está menor do que no início do ano. Na ocasião, a taxa básica de juros estava a 2% ao ano. Contudo, após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic chegou a 9,25% ao ano. Esse é o maior valor desde julho de 2017. E como as taxas de rendimento dos investimentos em renda fixa seguem a Selic, eles também deveria ter aumentado.

É provável que você também goste:

Empréstimos ficam mais caros com o aumento da Selic?

Cheque especial fica mais caro com aumento da taxa Selic; entenda

Selic 9,25%: XP lista 10 ações que pagam dividendos acima da taxa de juros

Inflação: Tesouro Selic e CDBs renderam menos mesmo com Selic alta, aponta CNN

Mas por que as taxas de rendimento dos investimentos em renda fixa renderam menos se esses investimentos seguem a Selic? Isso acontece porque o rendimento real considera o valor com decréscimo da inflação, que, quanto mais alta, mais diminui o poder de compra da população. Desse modo, com isso em conta, apenas a poupança e o CDB de bancos grandes estão com um rendimento real maior do que quando a Selic estava em 2% ao ano.

Além disso, com o novo patamar da taxa de juros, a poupança passou por uma mudança na regra. Agora, ela volta a render 0,5% ao mês, acrescida da taxa referencial. Nesse sentido, os rendimentos reais de cada tipo de investimentos ficaram assim:

Investimentos - Renda Fixa

Fonte: CNN / Yubb

Ou seja, segundo os especialistas, muitos investimentos estão menos atraentes agora do que no começo do ano. Isso porque a inflação subiu mais do que os rendimentos. Ademais, a expectativa atual do mercado é que o Banco Central siga com uma postura mais dura, elevando a taxa Selic em um ritmo frequente.

Por fim, até o primeiro trimestre de 2022, a previsão é que a taxa Selic atinja um pico de alta entre 11% e 12%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lumen Photos / Shutterstock.com