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INSS determina que serviços e pedidos devem ser feitos apenas por meio digital

INSS determina que serviços e pedidos devem ser feitos apenas por meio digital. Os plantões das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ser feitos apenas para orientar o uso das ferramentas digitais. A determinação é do próprio INSS.

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INSS determina que pedidos devem ser feito apenas por meio digital

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (20), determina, portanto, que os benefícios, como aposentadorias e auxílio-doença sejam feitos pelo meio digital.

“Até 30 de abril de 2020, o atendimento aos segurados e beneficiários será prestado por meio dos canais de atendimento remoto”, determina o documento. O prazo poderá ser prorrogado.

De acordo com o INSS, a medida vai servir para diminuir a propagação e o contágio pelo vírus.

Além disso, as agências da Previdência Social manterão plantão reduzido, atenderá esclarecimentos aos segurados e beneficiários sobre como acessar os canais de atendimento remoto.

Entretanto, os locais em que for inviável a manutenção do plantão, será dada a devida divulgação aos segurados e beneficiários para que recorram às orientações por meio da central de atendimento 135.

A portaria foi assinada pelo secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, e pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim.

Como ser atendido remotamente?

Acesse o Meu INSS através do gov.br/meuinss ou ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas.

Lembrando que existe também o aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e IOS.

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Imagem: rafapress/shutterstock.