Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Analistas projetam alta de 1,5, 2 e até 3 pontos da Selic; o que esperar?

Nesta quarta-feira (27), os olhos do mercado se voltam para o Comitê de Política Monetária (Copom), que faz a penúltima reunião anual, para definir a Selic, taxa básica de juros da economia. Diante da alta progressiva dos últimos meses, a estimativa é de mais uma alta na taxa, devido ao cenário econômico atual. No último boletim Focus, do Banco Central (BC), a previsão da Selic é de 8,75%.

Investimentos: quais ações sofrerão mais se a Selic subir além do previsto?

Analistas projetam alta de 1,5, 2 e até 3 pontos da Selic; o que esperar?

Em suma, os analistas não descartam uma alta ainda maior da Selic. Ulisses Ruiz de Gamboa, professor do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica CMLE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sugere que o ano deve terminar com uma taxa entre 9% e 9,25%. Isso significa um aumento de até 2 pontos percentuais na Selic, comparados com a taxa atual.

Por outro lado, o professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Mackenzie, Marcos Antonio de Andrade, projeta a taxa Selic para 8,25% ao final de 2021. De acordo com Ulisses Ruiz, A alta na previsão se deve à instabilidade política, e ao furo do teto de gastos para o Auxílio Brasil.

Ulisses Ruiz explica que “Essa instabilidade está provocando uma disparada do dólar, está acelerando a inflação. E essa aceleração vai ser combatida pelo Banco Central com o aumento da taxa básica Selic”. Diante do cenário de risco fiscal e a prévia da inflação oficial do Brasil, o IPCA-15, que acelerou para 1,20% em outubro, os analistas consultados pelo O Globo, afirmam que o Banco Central deve acelerar o aumento da Selic.

De acordo com a Genial Investimentos, há previsões de aumento da Selic de 1,5, 2 e até 3 pontos percentuais. Com os juros mais altos, a atividade econômica é afetada de forma negativa. Por fim, o Focus mostra uma estimativa de crescimento abaixo de 5% para 2021, em 4,97%. Para 2022, a projeção é de 1,4%. Na semana anterior, esse valor da Selic chegou a 1,5%.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Khongtham / shutterstock.com