Conforme mensagens que circulam online, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estaria oferecendo 7 GB de internet grátis em campanha de conscientização contra o coronavírus. Para ganhar os 7 GB de internet grátis, bastaria entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com seus amigos no aplicativo. Mas será que isso é verdade? Confira nessa matéria!

É provável que você também goste:

Alívio nas contas: como suspender prestação de imóvel e carro por 2 meses em cada grande banco?

INSS divulga novo calendário de saques do 13° salário de aposentados.

Campanha pede suspensão de contas de Aluguel, Água, Luz, Gás, IPTU, Internet e Imposto de Renda

O que diz a mensagem que circula pelo WhatsApp?

Na verdade, existem duas versões da mensagem circulando no WhatsApp. A primeira oferece 7 GB e cita o nome da Anatel, enquanto a segunda oferece 20 GB, mas não cita o nome da agência. A seguir, apresentamos duas das versões da mensagem que viralizou no WhatsApp:

Primeira versão: “*ANATEL* em conscientização contra o *_Corona Vírus_*, esta dando *GRATUITAMENTE 7GB de INTERNET* *RECEBER INTERNET:* [site]”

Segunda versão:20 GB de dados da Internet sem qualquer recarga Obtenha 20 GB de dados gratuitos da internet em qualquer rede móvel por 60 dias. Ganhe Agora!!! [site]”

A Anatel realmente está oferecendo 7 GB de internet grátis em campanha contra o coronavírus?

Infelizmente, a resposta é NÃO. Essa nada mais é do que mais uma mensagem falsa do WhatsApp. Após entrar no site informado na mensagem, preencher o cadastro e compartilhar o link, seu telefone vai travar e você não ganhará os GB de internet.

Além disso, a equipe do site Boatos.org, verificou a reputação dos sites informados nas mensagens. De acordo com o serviço Vírus Total, esses sites são classificados como Malware pelo serviço Comodo e suspeito pelo serviço Forcepoint; portanto não é recomendado acessá-los.

Por fim, não há nenhum comunicado oficial da Anatel informando sobre qualquer promoção oferecendo GB de internet. Vale destacar que a Anatel não é uma operadora de internet ou de telefonia celular, mas apenas uma agência reguladora. Sendo assim, ela não teria como oferecer GB de internet para as pessoas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: edusma7256, via Shutterstock.