Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Android ganha função de privacidade que avisa se suas senhas vazaram

Recurso é principal linha de defesa contra ataques de hackers

0

O Google implantou um novo recurso de segurança no Android nesta terça-feira (23). Dessa forma, a nova funcionalidade avisa aos usuários se suas senhas salvas no celular vazaram na Internet. Esse será um importante recurso especialmente em época de grandes vazamentos de dados. Com isso, o navegador exibe um alerta na tela do usuários sempre que você faz um login, e um código é exposto na web. Orientando, assim a troca imediata do código.

Em 2019, o Chrome já havia implantando um sistema semelhante, mas agora passa a estar disponível em celulares com Android 9 ou superior. Além disso, o Google exibe a função no momento em que o usuário inserir sua senha em um aplicativo, por meio do Preenchimento Automático.

É provável que você também goste:

Banco Inter alfineta lançamento tardio do Google Pay pelo Nubank

Descubra os pontos mais importantes para o aumento de limite no Nubank

Conheça a nova função de privacidade que avisa se suas senhas vazaram

Outro ponto importante é que, se o Google identifica um problema, indica um link para que você redefina sua senha imediatamente. A ideia é oferecer mais segurança aos usuários, e evitar qualquer problema de acesso ilegal. O aviso também poderá levar o usuário para o Gerenciador de Senhas, em que será possível fazer uma revisão das credenciais salvas.

No caso de usuários com Android, o sistema deve utilizar a mesma API de preservação de privacidade que alimenta o Check-up de senhas do Chrome. De acordo com o Google, apenas um hash criptografado da senha do usuário sai do dispositivo. Ou seja, a empresa não tem acesso ao código do usuário.

Recurso é principal linha de defesa contra ataques de hackers

Por fim, segundo a empresa, as senhas são a primeira linha de defesa contra ataques de hackers. O que é uma das preocupações constantes dos usuários. Além disso, o Google diz ainda que o recurso foi desenvolvido devido aos recentes casos de vazamentos de dados, como o que expôs contas de celular de usuários. Além, é claro, do vazamento que atingiu mais de 200 milhões de brasileiros.

Enfim, o Google também lembra que o serviço de preenchimento automático oferece a criação de senhas únicas, consideradas mais seguras. O recurso permite, também, associar os códigos à autenticação biométrica, criando uma camada extra de segurança. Na hora de criar suas senhas, lembre-se de nunca colocar informações pessoais, como data de nascimento e sobrenomes, e buscar fazer uso de caracteres especiais (como %,$,#, etc).

Enfim, o que achou da notícia sobre Google e Android?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: quietbits/shutterstock.com

Comentários
Carregando...