Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após crise confirmada, mais de 40 unidades do Starbucks foram FECHADAS

Crise obriga empresa a fechar lojas da Starbucks no Brasil. Entenda o que está acontecendo com a marca americana.

Crise da empresa que detém a licença da Starbucks no Brasil leva ao fechamento de várias unidades da cafeteria americana por aqui. De acordo com levantamento feito pelo Valor, houve uma redução de mais de 22% no número de lojas em funcionamento.

No Brasil, a SouthRock Capital é a empresa que opera as lojas da Starbucks. Além disso, ela também possui a licença para outras redes de restaurantes, como Subway e Eataly. Acontece que essa empresa está passando por uma grave crise financeira que coloca em risco o funcionamento das lojas.

No dia 31 de outubro, a SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial por conta da crise, sendo que a Starbucks aparece como parte importante da estratégia de retomada da empresa. Entretanto, ela perdeu a licença da marca no mês passado.

Crise fecha 42 unidades da Starbucks

De acordo com o pedido de recuperação judicial, a SouthRock possui uma dívida de R$ 1,8 bilhão. Além disso, ela está com dificuldades de conseguir crédito no mercado para manter o seu funcionamento padrão. Assim, a crise já levou ao fechamento de 42 unidades da cafeteria no Brasil.

Antes, a Starbucks tinha 187 lojas espalhadas pelo país. Contudo, conforme levantamento do Valor, hoje 145 estão em operação, uma redução de 22,8%.

No dia 13 de outubro, a Starbucks International enviou uma comunicação extrajudicial avisando sobre o encerramento do contrato com a SouthRock. Com isso, a empresa brasileira não pode mais operar as suas lojas com a marca americana.

fachada de uma loja da Starbucks
Imagem: Artography / Shutterstock.com

Justiça nega pedido

A Justiça de São Paulo negou o pedido de recuperação da SouthRock. Em contrapartida, ela pediu uma série de perícias para avaliar a real situação da crise que envolve a empresa que usa a marca Starbucks no Brasil.

Veja também:
Nubank: promoção N Chances de Ganhar vale a pena? Tem que pagar para participar?

De acordo com o juiz, os documentos que foram entregues à justiça devem passar por uma avaliação e os resultados que a empresa apresentou nos últimos anos. O objetivo é determinar se a empresa tem condições de se recuperar.

Imagem: Artography / Shutterstock.com